Cúpula vai discutir acordo entre Mercosul e União Europeia, diz embaixador

Publicado em 13/07/2015 - 17:59 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Simões, disse hoje (13) que o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia estará na pauta das discussões da cúpula de presidentes do bloco sul-americano, que ocorre em Brasília quinta-feira (16) e sexta-feira (17).

No momento, os dois lados montam uma lista de quais produtos poderão ter tarifa zerada. A apresentação de suas ofertas comerciais deverá ocorrer no último trimestre deste ano.

“O mais importante é que já temos uma data para troca de ofertas para o último trimestre. Vamos ainda acertar pequenos detalhes”, afirmou Simões.

O embaixador descartou a negociação de acordos comerciais fora do âmbito do Mercosul, mas afirmou que o assunto poderá ser abordado pelos presidentes durante a cúpula do bloco, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Em junho, a presidenta Dilma Rousseff disse que o Brasil e o Mercosul estão prontos para fechar um acordo comercial com a Europa. A presidenta esteve em Bruxelas para a 2ª Cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.