Estados Unidos enviam caças à Turquia para apoiar combate a Estado Islâmico

Publicado em 09/08/2015 - 13:40 Por Da Agência Lusa - Bruxelas

Os Estados Unidos enviaram seis caças F-16 para a base de Incirlik, no sul da Turquia, para apoiar o combate ao grupo extremista Estado Islâmico. O anúncio foi feito hoje (9) pela representação norte-americana na Organização do Tratado do Atlântico do Norte (Otan), em uma publicação na página do Twitter.

A medida é resultado do acordo assinado em julho entre os Estados Unidos e a Turquia, que permite, pela primeira vez desde que foi lançada a coligação internacional contra os jihadistas no Iraque e na Síria, que os Estados Unidos possam decolar caças dessa base estratégica.

Antes dessa negociação, os Estados Unidos utilizavam aviões não-tripulados (drones) armados que decolavam de Incirlik para ataques contra o Estado Islâmico. Os F-16 só podiam decolar de bases mais distantes dos alvos, na Jordânia ou no Kuwait.

Os F-16 norte-americanos foram enviados da base de Aviano, na Itália. Trezentos militares norte-americanos também foram enviados para a base turca para participar das operações de coordenação.

A Turquia tinha se recusado participar dos ataques aos jihadistas, por receio de que a ofensiva favorecesse a ação dos curdos da Síria que combatem o Estado Islâmico. O país, no entanto, mudou de posição depois do atentado atribuído ao Estado Islâmico que matou 32 pessoas a 20 de julho em Suruc, no sul da Turquia.

Últimas notícias