Grécia: pesquisas dão vantagem a partido de Tsipras

Publicado em 19/09/2015 - 13:30 Por Da Agência Ansa - Atenas

As últimas pesquisas de intenção de voto para as eleições parlamentares na Grécia colocam o partido de extrema-esquerda Syriza, de Alexis Tsipras, em vantagem.

Segundo levantamento feito pela Universidade de Salonica para a emissora Skai, a legenda aparece com 31% da preferência, contra 28% do tradicional Nova Democracia, de centro-direita. Para o instituto GPO, que fez um levantamento a pedido do canal Mega, o placar é 28,5% a 26%.

Nessa sexta-feira (18), Tsipras foi à Praça Syntagma, em Atenas, e fez discurso pedindo novo voto de confiança da população. “Traçamos uma linha que colocará fim na corrupção do passado e mudamos a Grécia para os próximos anos. O governo da esquerda não foi um pequeno parêntesis”, disse o ex-premier.

As eleições antecipadas ocorrem amanhã (20). Convocada por Tsipras após a assinatura do terceiro pacote de ajuda econômica ao país – em troca de uma série de exigências de austeridade -, a votação é vista como um referendo sobre os sete meses de governo do líder esquerdista.

Apesar de ter alta popularidade entre os gregos, o ex-primeiro-minstro perdeu o apoio da ala mais radical do Syriza por causa do acordo com os credores europeus. Com o novo pleito, sua esperança é de se fortalecer nas urnas e ampliar a base de apoio no Parlamento.

O governo grego está sendo comandado interinamente pela presidente da Suprema Corte, Vassiliki Thanou.

Últimas notícias