ONU pede investigação sobre ataque em festa de casamento no Iêmen

Publicado em 09/10/2015 - 08:58 Por Da Agência Lusa - Nova York

O responsável pela ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu, nessa quinta-feira (8), uma investigação sobre o bombardeio em uma festa de casamento no Iêmen, que matou dezenas de pessoas. A coligação liderada pela Arábia Saudita é suspeita de ser a autora do ataque.

Stephen O'Brien, subsecretário-geral para Assuntos Humanitários da ONU, disse estar “profundamente perturbado” pelas notícias dos civis mortos no bombardeio.

“Peço uma investigação rápida, transparente e imparcial sobre o incidente”, disse O'Brien, em comunicado.

“É urgente uma real responsabilização das partes envolvidas no conflito, quer sejam Estados ou [outros] grupos, de modo a assegurar que o compromisso, sob lei internacional, de proteger civis tem significado”, acrescentou.

O'Brien citou o ministro da Saúde Pública do Iêmen, que disse que pelo menos 47 pessoas morreram e 35 ficaram feridas, incluindo mulheres e crianças.

Fontes médicas confirmaram 28 mortos à Agência France Press

O ataque aéreo atingiu uma casa, onde dezenas de pessoas comemoravam um casamento, na cidade de Sanban, província de Dhamar, a 100 quilômetros da capital Sanaa.

Segundo testemunhas, o ataque foi feito pela coligação liderada pela Arábia Saudita que, desde março, faz campanha de apoio ao presidente Abedrabbo Mansour Hadi e contra os rebeldes xiitas houthis, apoiados pelo Irã. A coligação, no entanto, negou qualquer envolvimento na ação.

O'Brien lembrou que 4.500 civis já foram mortos ou feridos desde que a campanha começou. “É mais do que em qualquer país ou crise no mundo, no mesmo período”, afirmou.

“Com a tecnologia moderna de armas, há pouca desculpa para erros”, acrescentou.

Últimas notícias