Unasul diz que nome de Jobim não foi vetado pela Venezuela

Publicado em 23/10/2015 - 21:49 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) informou hoje (23) que o nome do ex-ministro Nelson Jobim não foi vetado para chefiar a missão do bloco para acompanhar as eleições parlamentares na Venezuela, marcadas para dezembro. Em sua conta no Twitter, a Unasul disse que o nome do jurista é avaliado junto com outras indicações de países do bloco.

A manifestação da Unasul foi motivada pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se retirou da missão que pretende acompanhar as eleições venezuelanas. Em nota divulgada na terça-feira (20), o tribunal alegou que Jobim foi preterido por autoridades da Venezuela.

O TSE explicou que Jobim foi escolhido para chefiar a missão pelo fato de ser uma autoridade pública "com amplo conhecimento da lide eleitoral e de reconhecida isenção". Além de alegar que houve veto ao nome de Jobim, o tribunal disse que a demora Conselho Eleitoral da Venezuela para assinar o acordo que permitiria o processo de observação das eleições inviabilizou sua atuação na auditoria do sistema de votação.

A missão eleitoral da Unasul tem objetivo de acompanhar as eleições nos países do bloco para garantir a transparência do pleito. A missão é formada por órgãos eleitorais dos 12 países-membros.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias