Rússia e França concordam em coordenar ações militares contra Estado Islâmico

Publicado em 17/11/2015 - 17:09 Por Da Agência Sputnik Brasil - Moscou

Putin e Hollande

Vladimir Putin e François Hollande fecharam o acordo durante conversa telefônicaMichel Euler/Agência Sputinik

Os presidentes da Rússia e da França, Vladimir Putin e François Hollande, concordaram hoje (17) em coordenar ações militares de seus países na luta contra os terroristas do Estdo Islâmico, informou nesta terça-feira a assessoria de Imprensa do Kremlin. Os líderes dos dois países chegaram ao acordo de cooperação na luta contra o terrorismo durante conversa telefônica por iniciativa do governo francês.

"Os líderes deram atenção especial ao reforço da cooperação bilateral e multilateral para combater o terrorismo internacional. Ficou acertado o estreitamento do contato e a coordenação de ações dos serviços especiais dos dois países ao longo das operações antiterroristas realizadas pela Rússia e pela França na Síria", revelou um comunicado oficial do governo russo.

Mais cedo, Putin havia solicitado que fosse criado, junto com a Marinha da França, um plano de ações conjuntas terrestres e marítimas na Síria. Ele destacou que o governo francês, que enviou um porta-aviões à costa da Síria, deverá ser tratado como aliado pelos militares russos.

Desde 30 de setembro, a aviação russa, a pedido do presidente sírio, Bashar Assad, realiza ataques contra os grupos terroristas Estado Islâmico e Frente Nusra. O chefe do Estado Maior da Rússia, general Valery Gerasimov, informou nesta terça-feira que, desde o começo da operação, as Forças Aeroespaciais da Rússia realizaram cerca de 2,3 mil voos de combate e destruiu mais de 4,1 mil alvos dos terroristas.

Edição: Armando de Araújo Cardoso

Últimas notícias