Ban Ki-moon: "Exijo que a Coreia do Norte cesse todas as atividades nucleares"

Publicado em 06/01/2016 - 15:43 Por Da Agência Lusa - Nova York (Estados Unidos)

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, faz uma declaração à imprensa sobre o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte (Agência Lusa/Direitos Reservados)

Para Ban Ki-moon, o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte é "profundamente desestabilizador para a segurança regional"Agência Lusa/EPA/Justin Lane/Direitos Reservados

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou hoje (6) o teste nuclear feito pela Coreia do Norte e exigiu que o país “cesse todas as atividades nucleares”.

“Condeno-o inequivocamente. Exijo que a RPDC [República Popular Democrática da Coreia, nome oficial] cesse todas as atividades nucleares”, disse Ban Ki-moon, em uma declaração à imprensa antes do início de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre a situação.

Para o secretário-geral, o teste – o quarto realizado pelo regime de Pyongyang – é “muito preocupante”, “profundamente desestabilizador para a segurança regional” e “gravemente nocivo para os esforços internacionais de não proliferação [nuclear]”, acrescentou.

Ban Ki-moon sublinhou ainda que o ensaio nuclear constitui uma “nova violação flagrante de várias resoluções do Conselho de Segurança” que proíbem Pyongyang de realizar atividades nucleares.

A Coreia do Norte anunciou hoje ter realizado um ensaio bem-sucedido de uma bomba de hidrogénio com “um dispositivo miniaturizado”.

Três ensaios nucleares norte-coreanos, realizados em 2006, 2009 e 2013, levaram à imposição de uma série de sanções da ONU ao país.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias