Sírios morrem de fome em cidades sitiadas

Ao menos mais 16 pessoas morreram em Madaya, mesmo depois da chegada

Publicado em 30/01/2016 - 10:33 Por Da Agência Lusa - Beirute

Ao menos mais 16 pessoas morreram de fome em Madaya, cidade no oeste da Síria sitiada pelo Exército do país, mesmo depois da chegada de comboios de ajuda humanitária, em meados deste mês. A informação é da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

A organização não-governamental estima que os casos de desnutrição atingiram 320 pessoas, das quais 33 ainda correm "risco de morte" e lamentou moradores da cidade continuem a morrer de fome.

Com os números divulgados hoje, o total de pessoas que morreram de fome desde dezembro de 2015 em Madaya subiu para 46, calculou a MSF.

Localizada na província de Damasco, Madaya está cercada pelas tropas governamentais e seu destino é um dos temas a ser discutido nas negociações de paz na Síria que, após sucessivos adiamentos, começaram ontem (29) em Genebra, na Suíça.

Antes de qualquer discussão, a oposição síria exige a implementação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que preveem levantar o cerco das cidades em poder dos rebeldes.

Madaya é uma das quatro cidades incluídas em um raro acordo, assinado no fim de 2015, que prevê a suspensão dos combates, para permitir a entrada de comboios de ajuda humanitária com equipes médicas e alimentos para as populações sitiadas.

Apesar do acordo, as Nações Unidas, bem como várias outras instituições de ajuda humanitária, só conseguiram ter acesso limitado uma vez a Madaya e a Zabadani, cercadas pelas forças de Damasco, bem como as cidades de Fuaa e Kafraya, sitiadas pela oposição.

As Nações Unidas estimam que cerca de 486,7 mil sírios vivem cercados nessas quatro cidades sitiadas pelo Governo de Damasco, pelos rebeldes ou pelo grupo Estado Islâmico (EI).

Edição: Valéria Aguiar

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Na tarde deste sábado (8), no Estádio do Pituaçu, em Salvador, o Bahia conquistou o tricampeonato estadual
Esportes

Nos pênaltis, Bahia conquista o tricampeonato estadual

O Tricolor coloca em campo a equipe principal, sai perdendo para o Atlético de Alagoinhas, consegue o empate e conquista o campeonato estadual pelo terceiro ano seguido, algo que não ocorria desde 1988.

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos
Esportes

Palmeiras vence Corinthians nos pênaltis e é campeão paulista

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos.

Profissional prepara amostra para realizar exame de covid-19.
Saúde

Rio de Janeiro confirma 178 mil casos e 14 mil mortes da covid-19

Números da secretaria estadual de Saúde mostram que a capital fluminense lidera o número de casos, com 74.403 pessoas infectadas. São Gonçalo (9.295) e Niterói (9.290) aparecem em seguida

Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participa da 34ª Reunião do Conselho de Governo
Saúde

Pazuello lamenta mortes por covid- 19 e destaca tratamento precoce

“Não se trata de números, planilhas ou estatísticas, mas de vidas perdidas que afetam famílias, amigos e atingem o entorno do convívio social”, disse o ministro interino da Saúde.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Brasil registra mais de 100 mil mortes por covid-19

Dos 3.012.412 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país, 2.094.293 (69,5%), mais da metade, são de recuperados. O balanço aponta ainda que o número de pessoas em acompanhamento é de 817.642 (21,1%).

Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de Saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.