Descobertos fósseis com 70 a 95 milhões de anos no Norte do México

Publicado em 17/03/2016 - 07:41 Por Da Agência Lusa - Cidade do México

Fragmentos de metatarso de um dinossauro e fósseis com 70 a 95 milhões de anos foram descobertos no estado mexicano de Chihuahua, no Norte, informou hoje (17) o Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) do país.

Foram descobertas 17 áreas dispersas com amostras de fósseis entre os municípios de Ojinaga, na fronteira com os Estados Unidos, Coyame de Sotol e Aldama, no Deserto de Chihuahua, as quais poderão precisar os limites do mar durante o período Cretáceo nessa região do planeta.

O Inah informou em comunicado que "a maioria dos fósseis localizados é marinha e corresponde a animais invertebrados: diversas espécies de conchas, caracóis e amonites".

Em uma das áreas com fósseis em Aldama foram descobertos fragmentos de metatarso de um dinossauro da família dos hidrossáurios e, perto dos ossos, madeira fossilizada.

“As descobertas são resultado dos recentes trabalhos de prospeção arqueológica desenvolvidos pelo Inah na região, motivados pela implantação de um gasoduto”, informou o diretor do Centro Inah-Chihuahua, Jorge Carrera.

Devido às descobertas arqueológicas, foi pedida uma “adequação da rota do gasoduto” para não afetar as áreas onde se encontram as amostras fósseis.

Últimas notícias