Chega à Turquia primeiro grupo de migrantes reenviados pela Grécia

Publicado em 04/04/2016 - 06:54 Por Da Agência Lusa - Dikili (Turquia)

A primeira embarcação com migrantes clandestinos reenviados da Grécia, no âmbito do acordo firmado entre a União Europeia e a Turquia, chegou hoje (4) ao porto turco de Dikili, informaram repórteres da agência France Presse (AFP).

O catamarã Nezli Jale, que tinha partido da ilha grega de Lesbos, atracou em Dikili, no Oeste da Turquia com dezenas de passageiros a bordo, muitos procedentes do Paquistão e de Bangladesh.

Centenas de migrantes deverão chegar ainda hoje aos portos turcos de Dikili e Cesme, no âmbito do acordo firmado.

O reenvio do primeiro grupo de migrantes que entraram ilegalmente na Europa, incluindo os refugiados provenientes da Síria, é uma das medidas previstas no acordo UE-Turquia, assinado em 18 de março. O primeiro grupo é composto por 500 migrantes.

Em 2015, cerca de 1 milhão de pessoas atravessou o Mar Egeu em direção à Grécia, mas segundo as autoridades gregas e após a entrada em vigor do acordo UE-Turquia, o fluxo diminuiu de forma significativa.

Na sequência do fechamento da rota dos Balcãs, no fim de fevereiro, cerca de 50 mil exilados não abrangidos pelo acordo permanecem na Grécia.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias