Japonês que pesquisou autofagia leva Nobel de Medicina

Publicado em 03/10/2016 - 07:37 Por Da Agência Ansa - Roma

epa05568041 An undated photograph provided by the Tokyo Institute of Technology shows Yoshinori Ohsumi, honorary professor and leader of the Cell Biology Unit at Tokyo Tech. The Karolinska Institute of Stockholm, Sweden

O cientista japonês Yoshinori Ohsumi ganhou o Prêmio Nobel de Medicina de 2016 pela sua descoberta do mecanismo de autofagia EPA/TOKYO INSTITUTE OF TECHNOLOGY/HANDOUT MANDATORY CREDIT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALESTOKYO INSTITUTE OF TECHNOLOGY/HANDOUT

O cientista japonês Yoshinori Ohsumi ganhou o Prêmio Nobel de Medicina de 2016 pela sua descoberta do mecanismo de autofagia, processo pelo qual as células "digerem" partes de si mesmas. O anúncio feito nesta segunda-feira (3). Em organismos de seres desnutridos, a autofagia é uma das estratégias de sobrevivência e permite que as células redistribuam os nutrientes para conseguir executar as atividades mais essenciais à vida. As informações são da agência Ansa.

O conceito de autofagia já tinha sido descoberto em 1960, quando cientistas observaram que as células eram capazes de destruir seus próprios componentes e os transportar para a unidade celular chamada de lisossomo.

Em 1990, Ohsumi, pesquisador da Universidade de Tóquio, fez uma série de experiências com levedura para identificar os genes ligados à autofagia. O Nobel de Medicina é oferecido desde 1901 e o pesquisador mais jovem a receber o prêmio foi Frederick G. Banting, que tinha 32 anos em 1923 e descobriu a insulina.

Nesta terça-feira (4), será anunciado o Nobel de Física, na quarta (5) o de Química, e na sexta (7) o da Paz. O de Economia será anunciado na segunda-feira da próxima semana (10).

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias