ONU diz que Fidel deixa grande marca em Cuba e na política global

Publicado em 26/11/2016 - 17:11 Por Da Agência Ansa - Roma

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, faz uma declaração à imprensa sobre o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte (Agência Lusa/Direitos Reservados)

Ban Ki-moon disse que Fidel Castro deixou grande marca em Cuba  Agência Lusa/EPA/Justin Lane/Direitos Reservados


O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse hoje (26) que o papel de Fidel Castro "na direção de Cuba por quase meio século deixou uma grande marca em seu país e na política global".

"Ele será lembrado por sua liderança na Revolução Cubana", afirmou. O ex-presidente cubano morreu ontem à noite em Cuba. As informações são da agência Ansa.

Na Europa, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, disse que Fidel foi "um protagonista da história do seu país e da vida do mundo". "Nos últimos anos, mesmo longe da política ativa, ele não deixou de expressar sua voz sobre temas globais de alta relevância, como a questão ambiental", disse Mattarella.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni, afirmou que, com a morte do líder cubano, "encerra-se uma grande e dramática página dos anos 1990". O chanceler demonstrou a proximidade da Itália ao povo cubano e também garantiu que Roma enviará um representante ao funeral, marcado para 4 de dezembro.

Em Paris, o presidente da França, François Hollande, comentou que Fidel "encarnou a revolução cubana" em suas "esperanças e desilusões".

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias