Republicano Paul Ryan é reeleito presidente da Câmara de Representantes nos EUA

Publicado em 03/01/2017 - 19:31 Por Da Rádio França Internacional - Washington

O líder republicano Paul Ryan foi reeleito como presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos nesta terça-feira (3), o que faz dele um ator importante no Congresso americano, às vésperas da posse de seu colega de partido, Donald Trump. As informações são da Rádio França Internacional.

Ryan foi reeleito por 239 votos contra 189 da sua concorrente, a democrata Nancy Pelosi. Cinco representantes votaram em outros nomes. O republicano, de 46 anos, se disse "honrado de ser eleito presidente da Câmara". Ele construiu boa parte de sua carreira no Congresso e foi vice na chapa de Mitt Romney na disputa pela Casa Branca em 2012, quando Barack Obama se reelegeu.

Em outubro de 2015, Ryan se tornou "porta-voz" de uma rebelião da ala ultraconservadora do partido. Junto com o líder da maioria republicana do Senado, Mitch McConnell, Ryan terá a responsabilidade de aplicar o enorme programa legislativo dos conservadores, até agora em choque com a agenda de Obama.

Altos e baixos

As relações de Ryan com Donald Trump tiveram altos e baixos. Na campanha eleitoral, distanciou-se do candidato pela linguagem usada por ele, assim como por suas propostas, chamando muitas delas de "racistas". O cenário mudou após a vitória do magnata, quando Ryan e Trump deixaram suas diferenças de lado, prometendo ampla colaboração.

Trump e os republicanos parecem convergir em um extenso roteiro que inclui, em particular, a revogação da reforma de Saúde preconizada pelo presidente - o chamado "Obamacare" -, a construção de um muro (ou cerca) na fronteira com o México e a redução e simplificação dos impostos.

Os republicanos contam com uma maioria importante na Câmara (241 cadeiras contra 194 dos democratas) e no Senado (52 republicanos contra 48 democratas), o que será essencial para que Trump consiga avançar nos vários pontos da conservadora agenda de seu partido.

Últimas notícias