Operação Carne Fraca: denúncia não afeta negociações UE-Mercosul, diz Argentina

Publicado em 22/03/2017 - 15:44 Por Da Agência DPA - Buenos Aires

Brasília - Entrevista coletiva do presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, ao lado da futura chanceler, Susana Malcorra no Palácio do Planalto.(Elza Fiuza/Agência Brasil)

chanceler Susana Malcorra (na foto ao lado do presidente argentino, Maurício Macri), diz que é muito alta a  expectativa de avanço nas negociações entre o  Mercosul e União Europeia Elza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil

As denúncias da Operação Carne fraca, desencadeada pela Polícia Federal brasileira na semana passada, não foram tratadas na rodada de negociações desta semana entre o Mercosul e a União Europeia (UE) sobre um tratado de livre comércio. As negociações avançam "bem", afirmou hoje (22) a chanceler argentina Susana Malcorra. As informações são da agência de notícias alemã DPA.

Susana não descartou, contudo, que o tema tenha sido debatido à margem das conversações oficiais. “Até onde eu sei, não se conversou sobre o tema da carne do Brasil  em nenhuma mesa oficial, [mas] não estou segura de que não tenha havido uma conversa de corredor sobre este tema”, declarou Susana Malcorra, em entrevista coletiva no Palácio San Martín, sede da Chancelaria, em Buenos Aires.

A investigação de denúncias sobre a venda de carne vencida ou estragada acabou afetando as exportações do produto brasileiro.

Ritmo intenso

A chefa da diplomacia argentina destacou que "o que está ocorrendo nesta semana [na rodada de negociações entre o Mercosul e a UE] é intenso. Há um grupo que veio de Bruxelas e outro do Mercosul, com uma enorme quantidade de reuniões em paralelo para discutir diversos temas. Todo indica que as conversações estão avançando bem", assinalou.

"Estamos com uma expectativa muito alta e positiva porque na União Europeia há interesse certo de avançar no tema e poder finalizá-lo", destacou a chanceler. O acordo reunirá um mercado de 750 milhões de pessoas.

Renovado impulso

A Argentina ocupa atualmente a presidência pro tempore (temporária) do Mercosul, bloco regional também integrado pelo Brasil, Paraguai e Uruguai. O quinto membro, a Venezuela, está suspenso desde dezembro, por não cumprir os requisitos do Mercado Comum.

A rodada do Comitê de Negociações Birregionais, da qual participam técnicos e representantes de ambos os blocos, termina sexta-feira (24). Outras reuniões serão realizadas entre 30 de maio e  2 de junho, em Buenos Aires. A instância anterior de relevância na negociação, iniciada há 17 anos, ocorreu em outubro do ano passado, quando as partes concluíram o terceiro intercâmbio de ofertas, o que deu um renovado impulso ao possível acordo.

Os pontos mais conflitantes das negociações são o acesso a mercados, em particular o setor agrícola, e as compras públicas e propriedade intelectual.

O intercâmbio comercial entre a UE e o Mercosul caiu de mais de 111 bilhões de euros (uns 119 bilhões de dólares) para 85 bilhões de euros (91 bilhões de dólares), segundo estimativas da Federação Industrial Alemã.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Parque Nacional da Tijuca
Geral

Ingresso ao Parque Nacional da Tijuca está 80% mais barato

O desconto tem por objetivo estimular o turismo local e diminuir, a curto prazo, os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, causados pela pandemia da covid-19.

nascentes devem ser protegidas
Geral

Prazo para inscrições no Prêmio ANA 2020 termina no sábado

Inscrições devem ser feitas pelo site da premiação. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros.

Premiê britânico, Boris Johnson, deixa residência oficial em Londres
Internacional

Boris Johnson teme que Reino Unido perca poder se Escócia se separar

Escócia depositou 55% dos votos contra a independência em um referendo de 2014, mas o Partido Nacional Escocês, que governa a nação, quer outro pleito.

Incendios florestais entre Miranda e Corumbá BR 262 e MS 184
Geral

Engajamento da população é vital para evitar incêndio na natureza

Coordenador ambiental diz que a educação tem que começar desde os primeiros anos das crianças, tanto em casa quanto nas escolas.

ensino online, educação a distância
Educação

Professores passam a contar com apoio emocional durante pandemia

Pesquisa feita com 7.734 mil professores de todo o país este ano mostrou que 83% ainda se sentem pouco ou nada preparados para o ensino remoto e 50% se preocupam com a saúde mental.

Um membro do exército libanês é visto na área do porto, danificado após uma explosão em Beirute, Líbano, em 10 de agosto de 2020
Política

Bolsonaro nomeia integrantes de delegação brasileira que vai a Beirute

Entre os integrantes da delegação estão o ex-presidente Michel Temer, os senadores Nelson Trad Filho e Luiz Pastore, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.