Argentina celebra a reabertura do mercado brasileiro para os seus cítricos

Publicado em 09/05/2017 - 15:45 Por Da Agência EFE - Buenos Aires

A Argentina celebrou nesta terça-feira (9) a decisão do Brasil de voltar a importar laranjas, tangerinas, pomelos e limões do país vizinho, vetados desde 2009, informaram fontes oficiais.

"Essa medida é de especial importância para nosso país, e em particular para as províncias produtoras", indicou o Ministério da Agroindústria da Argentina em um comunicado.

A nota foi uma reação do governo de Mauricio Macri à resolução aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil - com data de 5 de maio e publicada hoje no Diário Oficial da União - que aprova o "o plano de trabalho para implementação do sistema integrado de medidas fitossanitárias de mitigação de risco associado à praga Xanthomonas citri pv. Citri na exportação de frutos cítricos frescos da Argentina para o Brasil".

A medida, que entra em vigor imediatamente, era "muito esperada" pelo setor produtivo argentino, destacou o Ministério de Agroindústria. "Macri assumiu o compromisso de recompor e aprofundar a relação com o governo brasileiro. Foi o que nós fizemos com a nossa contraparte brasileira", disse o ministro Ricardo Buryaile.

"Com o ministro [brasileiro da Agricultura] Blairo Maggi e nossas respectivas equipes de trabalho, temos proposto um diálogo franco para que façamos o possível para resolver questões que se arrastam há muitos anos na agenda bilateral, como o retorno dos cítricos argentinos ao mercado brasileiro, que sempre esteve em nossas prioridades", falou Buryaile.

A secretária argentina de Mercados Agroindustriais, Marisa Bircher, também comemorou o acordo e disse que as expectativas são muito favoráveis, principalmente para os produtores de laranja e tangerina do nordeste da Argentina. "Devido à proximidade, preço e qualidade, eles poderão competir com os produtos de outros fornecedores", avaliou.

Últimas notícias