Começa cúpula da União Europeia com foco no Brexit e no jihadismo

Publicado em 22/06/2017 - 11:14 Por Da Agência EFE - Bruxelas

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) iniciaram hoje (22) cúpula, tendo como temas principais o Brexit (a saída do Reino Unido do bloco), a imigração, a política exterior e a luta contra o jihadismo. O encontro começa dois dias após o atentado frustrado na Estação Central de Bruxelas, cidade onde a reunião é realizada. A informação é da Agência EFE.

Os líderes da UE analisarão como detectar e eliminar rapidamente a propaganda jihadista da internet e, em matéria migratória, abordarão a situação da rota do Mediterrâneo Central para a Itália.

Quanto ao Brexit, a primeira-ministra britânica, Theresa May, proporá aos 27 membros da União soluções para proteger os direitos dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e explicará o que espera em relação aos direitos dos britânicos em território comunitário.

"O que vou estabelecer hoje é como o Reino Unido propõe proteger os direitos dos cidadãos europeus que residem no país e ver os cidadãos do Reino Unido protegidos na UE", disse Theresa May ao chegar à reunião. Ela acrescentou que Londres também quer discutir a maneira de construir um acordo especial no futuro com "os amigos e aliados", em referência ao restante dos Estados-membros.

Sem a presença da governante britânica, os 27 países debaterão a situação das dependências comunitárias com sede no Reino Unido, entre elas a Agência Europeia de Medicamentos. Espera-se que a discussão, da qual participará o negociador europeu para o Brexit, Michel Barnier, permita decidir os procedimentos para uma tomada de decisão.

No âmbito da política exterior, será abordada a situação na Ucrânia em relação à Rússia. A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron, que estreia como chefe de Estado em uma cúpula comunitária, farão uma avaliação dos acordos de Minsk.

Últimas notícias