França mobiliza dispositivo para encontrar autor de atropelamento

Publicado em 09/08/2017 - 07:54 Por Da Agência EFE - Paris

A polícia da França iniciou hoje (9) uma enorme operação para encontrar o veículo que atropelou nesta quarta-feira um grupo de militares em Levallois Perret, nos arredores de Paris, deixando seis deles feridos, informaram fontes do Ministério do Interior.

Trata-se de um BMW de cor preta com um único ocupante em seu interior, segundo as primeiras investigações. A busca tem como base as imagens captadas por numerosas câmeras de vigilância da localidade de Levallois Perret, um município a oeste de Paris.

O presidente da França, Emmanuel Macron, está acompanhando a situação do Palácio do Eliseu, onde acontece reunião semanal do Conselho de Ministros.

O incidente aconteceu por volta das 8h da manhã (3h de Brasília), pouco antes do início do habitual Conselho de Defesa na sede da presidência, que reúne o chefe do Estado, o primeiro-ministro e um grupo restrito de ministros.

Não está descartada uma visita de Macron ao longo do dia ao hospital onde estão internados os militares feridos. Dois deles, cujo estado de saúde é mais delicado, estão no centro militar de Percy, na localidade vizinha de Clamart.

De acordo com as investigações, um veículo atropelou  militares que saíam do quartel situado no centro de Levallois Perret. O prefeito da localidade, o conservador Patrick Balkany, assegurou que se trata de um ato deliberado.

Se for confirmado o caráter voluntário da ação, este seria o quinto ataque contra o chamado dispositivo "Sentinelle", composto por cerca de 10 mil militares espalhados por todo o país para garantir a segurança contra ações terroristas após os atentados de 2015.

Procuradoria antiterrorismo assume investigação

O setor antiterrorista da Procuradoria de Paris abriu nesta quarta-feira uma investigação, após o atropelamento de um grupo de militares em Levallois Perret, nos arredores de Paris, em que seis deles ficaram feridos.

Fontes da procuradoria indicaram à Agência de notícias EFE que foi aberta uma investigação por "tentativa de assassinato relacionada com uma organização terrorista de pessoas que detêm autoridade pública e conspiração para fins terroristas".

Um veículo atropelou um grupo de militares por volta das 8h locais (3h de Brasília), quando os soldados saíam de um quartel, mas depois fugiu em alta velocidade. A polícia francesa mobilizou um enorme dispositivo para encontrar o suspeito.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias