Peña Nieto anuncia ações em três etapas para reconstruir México após terremoto

Resposta do governo terá como focos o apoio à população, a elaboração

Publicado em 21/09/2017 - 07:12 Por Da Agência EFE - Cidade do México

prédio caindo após terremoto

Hotel afetado por terremoto no estado de Oaxaca, no MéxicoÁngel Hernández/EFE

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nessa quarta-feira (20) três etapas de ações após o forte terremoto da última terça-feira e pediu aos voluntários que apoiem o trabalho de auxílio às vítimas. "Somos todos um quando se trata de salvar uma vida", disse. A informação é da Agência EFE.

Em mensagem à nação, Peña Nieto detalhou que a resposta do governo será dividida em três partes: apoio à população afetada, elaboração de um censo abrangente de danos materiais e reconstrução.

Essa última fase, segundo ele, "exigirá inicialmente a demolição de edifícios com danos estruturais irreparáveis e a remoção de detritos".

"Nessa etapa, será necessária a participação ativa do setor privado e da sociedade como um todo durante as próximas semanas", acrescentou.

Além disso, o presidente mexicano fez um "reconhecimento ao trabalho dos voluntários que estão auxiliando incondicionalmente os necessitados". Ele agradeceu também, em nome da nação, "as milhares de mensagens de solidariedade e incentivo de todas partes do mundo".

"O México aceitou a ajuda técnica e especializada que nos ofereceram diversos países, em particular a Espanha, os Estados Unidos, Israel, o Japão e outras países latino-americanos que têm reconhecida experiência em resposta a desastres naturais como os que enfrentamos", afirmou.

O presidente assegurou aos moradores das áreas afetadas que não estão sozinhos. "Trabalhando lado a lado, vamos seguir em frente", declarou.

"Diante da força da natureza, todos somos vulneráveis e, por isso, todos somos um, quando se trata de salvar uma vida ou ajudar uma vítima. Se algo distingue os mexicanos é a generosidade e a fraternidade", disse.

Até agora, as autoridades registraram 230 mortes por causa do terremoto de magnitude 7,1, das quais 100 na Cidade do México, 69 no estado de Morelos, 43 em Puebla, 13 no Estado do México, 4 em Guerrero e 1 em Oaxaca.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias