Em Madri, Ledezma afirma que saiu da Venezuela porque temia sequestro

Publicado em 20/11/2017 - 16:07 Por Da EFE* - Madri

ntonio Ledezma e sua esposa Mitzy Capriles atrás da bandeira da Venezuela

O prefeito venezuelano Antonio Ledezma, da região metropolitana de Caracas, e sua esposa, Mitzy Capriles, antes de entrevista em MadriFernando Villar/EFE

O opositor venezuelano Antonio Ledezma disse hoje (20) que decidiu sair do seu país porque lhe informaram que seria "sequestrado" pelas forças de segurança, embora não as tenha citado explicitamente, e que a culpa seria atribuída a um comando paramilitar colombiano.

Ledezma, que é prefeito da região metropolitana de Caracas, chegou a Madri no sábado (18), vindo da Colômbia, após fugir da Venezuela. Ele cumpria prisão domiciliar em seu país desde 2015, acusado de conspiração e formação de quadrilha, e nunca foi julgado.

"Havia também a ideia de revogar o benefício de prisão domiciliar e levar-me ao túmulo. Acredito que, fechado no túmulo (...), eu não sou útil como posso começar a ser no exílio", declarou em entrevista à imprensa em Madri.

Respondendo aos jornalistas, Ledezma garantiu que não pedirá asilo político na Espanha, como também não o fez na Colômbia, apesar da oferta do presidente  Juan Manuel Santos.

A ideia, segundo explicou, seria encontrar uma permissão de residência que lhe permita ter uma base na Espanha e se movimentar por todo o mundo, denunciando o que ele chama de "abusos" do governo do presidente Nicolás Maduro, e que sua família esteja protegida.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.