Morales é confirmado como candidato do MAS à reeleição em 2019

Ele vai tentar o quarto mandato consecutivo

Publicado em 16/12/2017 - 19:55 Por Da Agência EFE* - La Paz

Brasília - O presidente da Bolívia, Evo Morales, discursa durante almoço no Palácio Itamaraty (José Cruz/Agência Brasil)

Brasília - O presidente da Bolívia, Evo Morales -José Cruz/Agência Brasil

O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi escolhido neste sábado (16), em um grande evento em Cochabamba, como candidato do Movimento para o Socialismo (MAS) às eleições de 2019. Ele vai tentar o quarto mandato consecutivo. A informação é da Agência EFE.

Morales foi escolhido pelas organizações e movimentos sociais que integram o MAS, em um evento realizado pelo governo para celebrar o Dia da Revolução Democrática e Cultural, que lembra a data de sua primeira eleição para presidente, em dezembro de 2005.

"Evo, irmão, o povo te proclama", gritava a multidão de simpatizantes do MAS, que se reunia em uma avenida de Cochabamba.

"Missão cumprida, estamos habilitados para as eleições", respondeu Morales, que estimou um público de 1 milhão de pessoas.

Líderes camponeses, estudantis e sindicais, entre outros representantes do MAS, discursaram no palco montado para expressar apoio à nova candidatura do presidente boliviano.

"Nós, as organizações sociais, os trabalhadores e as classes populares já temos o nosso candidato e se chama Evo Morales Ayma para 2019", afirmou o sindicalista Rolando Borda.

O presidente recebeu o apoio popular como uma mensagem de que não se pode parar o "processo de mudança" na Bolívia, iniciado quando ele venceu há 12 anos sua primeira eleição presidencial.

O apoio das bases ocorre duas semanas depois de Morales ter anunciado que seria candidato, após receber autorização do Tribunal Constitucional do país para tentar a reeleição.

A decisão judicial, duramente criticada pela oposição boliviana, afirmou que a Convenção Americana de Direitos Humanos prevalece sobre as leis do país, que limitam a reeleição a dois mandatos.

Morales já tinha recorrido à Justiça para disputar as últimas eleições. Na época, o Tribunal Constitucional considerou que o primeiro mandato do presidente não poderia ser contado porque o país foi refundado com a assinatura da Carta Magna de 2009.

Os opositores denunciam que o presidente quer se perpetuar no poder, descumprindo a Constituição que ele mesmo promulgou. Além disso, Morales estaria ignorando um referendo realizado em 2016, quando os bolivianos negaram a possibilidade de ele se reeleger.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Treze avança e garante clássico de Campina Grande na final paraibana

Galo da Borborema vence Botafogo no tempo normal e nas penalidades, e se garante na grande final da competição.

chape criciuma
Esportes

Chapecoense e Brusque se classificam para final do Catarinense

Verdão superou Criciúma na disputa de pênaltis, enquanto Quadricolor passou por Juventus com empate sem gols.

bahia x alagoinhas
Esportes

Baiano: Alagoinhas segura empate com Bahia no primeiro jogo da final

Desta forma, futuro campeão do estadual permanece totalmente indefinido. E tudo será decidido apenas no próximo sábado.

santa cruz x salgueiro
Esportes

Salgueiro faz história, bate Santa Cruz e leva título pernambucano

Pela primeira vez desde sua primeira edição, em 1915, o Campeonato Pernambucano tem um campeão de fora da capital Recife, o Carcará.

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL 05.08.2020 jogo entre América x Atlético no Estádio Independência pelo Campeonato Mineiro 2020 - Fotos: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético
Esportes

Mineiro: Atlético derrota América e está na final

Réver, Marrony e Savarino marcam no triunfo de 3 a 0. Tombense é o adversário do Galo na grande decisão.

O jogador Patrick de Paula, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Ederson, da SC Corinthians P, durante partida válida pela final, ida, do Campeonato Paulista, Série A1, na Arena Corinthians. (Foto: Cesar Greco)
Esportes

Corinthians e Palmeiras abrem final do Paulista com empate sem gols

Timão teve as melhores chances, mas parou em defesas de Weverton. Decisão fica aberta para partida de volta, no sábado (8), às 16h30 (horário de Brasília).