Coreia do Norte propõe a Seul enviar 230 animadoras a Jogos de Inverno

Publicado em 17/01/2018 - 08:28 Por Da Agência EFE - Seul

A Coreia do Norte propôs nesta quarta-feira (17) à Coreia do Sul, durante reunião de alto nível realizada na fronteira, o envio de 230 animadoras aos Jogos Olímpicos de Inverno que serão realizados em fevereiro no condado sul-coreano de PyeongChang. A informação é da Agência EFE.

As famosas "brigadas de animadoras" norte-coreanas estiveram presentes em outros eventos esportivos feitos em território sul-coreano, como os Jogos Asiáticos de Busan em 2002 e o Campeonato de Atletismo da Ásia em Incheon, em 2005.

Além disso, o regime norte-coreano propôs que a delegação que enviará aos jogos viaje por terra e atravesse a passagem situada na faixa ocidental da fronteira, empregada no funcionamento do polígono intercoreano de Kaesong, enclausurado desde 2016, explicou o Ministério de Unificação sul-coreano em comunicado.

Ainda que sejam necessárias conversas militares para estabelecer o protocolo de segurança em torno da delegação norte-coreana, a viagem por terra parece mais simples do que por mar, já que permitir um barco norte-coreano atracar na costa sul-coreana pode violar as sanções que Seul impõe a Pyongyang (a capital norte-coreana) por seu programa de armas.

Durante as conversas de hoje, as duas partes discutiram também a possibilidade de realizar atos culturais conjuntos no Monte Kumgang e na estação de esqui de Masikryong, ambos em território norte-coreano.

Falta definir o alojamento para a delegação norte-coreana e como será custeada a hospedagem e a viagem, de modo que a Coreia do Sul não vulnere as sanções.

Além disso, é preciso saber se o Norte aceitará ou não a proposta do Sul de desfilar juntos na abertura e no encerramento do evento, como foi feito em outras edições dos Jogos Olímpicos.

Na sessão matinal da reunião, o Norte comunicou que enviará também uma delegação aos Jogos Paralímpicos de PyeongChang, que acontecerão entre 9 e 18 de março.

As partes concordaram que a participação de atletas norte-coreanos em competições oficiais de PyeongChang será determinada junto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (CPI), com o que a Coreia do Norte poderia estrear em Jogos Paralímpicos de Inverno.

A reunião de hoje foi a segunda de alto nível entre as duas Coreias em pouco mais de uma semana. Em 9 de janeiro, os dois países tiveram o primeiro encontro desse tipo em dois anos e estabeleceram a convocação de futuras reuniões militares para evitar novos atritos e o envio de uma delegação norte-coreana a PyeongChang.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Aplicativo Caixa Tem
Economia

Caixa libera saque de auxílio emergencial para 4 milhões de pessoas

O crédito na poupança social para os beneficiários nascidos em maio foi feito no dia 5 deste mês.

vacina, Moderna, imagem ilustrativa
Internacional

Argentina e México vão produzir vacina da Oxford

Entrega é prevista a partir da primeira metade de 2021, em função dos resultados dos estudos da Fase 3 de testes e das aprovações regulatórias. Brasil também firmou acordo com a AstraZeneca.

Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Direitos Humanos

Rio: operação prende suspeitos de violência contra a mulher

De acordo com a delegada Sandra Ornellas, somente em 2019 as delegacias de atendimento à mulher no Rio indiciaram 16.703 suspeitos de violência doméstica e familiar.

O jogador Guerrero, do Internacional
Esportes

Três jogos fecham segunda rodada da Série A do Brasileirão

São Paulo, Fortaleza, Internacional, Santos, Vasco e Sport entram em campo na noite desta quinta-feira pelo nacional de futebol.

Rio de Janeiro - Dedo do Cristo Redentor danificado por raio começa a ser restaurado a partir de hoje (21). O dedo médio da mão direita do Cristo Redentor foi atingido por raio na noite do dia 16. (Foto Thomaz Silva/Agência Brasi)
Saúde

Cristo Redentor passa por desinfecção antes da reabertura no sábado

Até agora, já foram feitas mais de 400 desinfecções em locais públicos como rodoviárias, aeroportos, estações de trens, metrôs e barcas, hospitais e unidades de saúde e asilos.

Presidente russo, Vladimir Putin, visita hospital de Moscou com roupa de proteção
Internacional

Rússia: médicos serão vacinados contra covid-19 em duas semanas

Alexander Gintsburg, diretor do Instituto Gamaleya, produtor da vacina, disse que o país planeja ter capacidade para produzir 5 milhões de doses por mês entre dezembro e janeiro.