Colégios eleitorais são abertos para eleições históricas em Serra Leoa

Publicado em 07/03/2018 - 07:13 Por Da Agência EFE* - Freetown

Os colégios eleitorais abriram nessa quarta-feira (7), às 7h (horário local, 4h de Brasília), em uma eleição histórica para o país -  a primeira após a epidemia do ebola de 2014 e que pode por fim aos 11 anos do presidente Ernest Bai Koroma no poder.

Cerca de 3,2 milhões de eleitores estão capacitados para votar nessa pequena nação da África ocidental.

A votação será realizada até as 17h (horário local, 14h de Brasília) nos 11.120 colégios eleitorais espalhados pelo país, alguns com longas filas no início da manhã.

Espera-se que a votação transcorra de forma pacífica, apesar da tensão política e da possibilidade de o partido governante perder a presidência.

Nos últimos dias, ocorreram incidentes, como o lançamento de pedras entre simpatizantes de diferentes partidos, que deixaram alguns feridos nas cidades de Port Loko (norte) e Bo (sul), confirmaram à Agência EFE fontes diplomáticas europeias.

As ruas da capital, Freetown, habitualmente com intermináveis engarrafamentos e sempre cheias de gente, amanheceram hoje praticamente vazias, principalmente devido à proibição da circulação de veículos não autorizados, uma medida que gerou protestos da oposição.

Representantes do Partido Popular de Serra Leoa (SLPP) disseram à EFE que pediriam aos seus apoiadores que ignorassem a proibição, alegando que poderia ser usada pelo partido governante Congresso de Todo o Povo (APC) para transferir material fraudulento com rapidez.

A campanha eleitoral foi marcada por acusações entre os principais partidos: o candidato do APC, Samura Kamara, acusou o do SLPP, Julius Maada Bio, de ter roubado US$ 18 milhões durante seu breve período à frente do país, após o golpe de Estado em 1996.

Por outro lado, o partido de Bio denunciou suposta tentativa de assassinato por seguidores do APC contra o seu candidato.

Apesar dessas disputas, os analistas preveem "pequenos incidentes" no interior do país.

Fontes da Comissão Nacional Eleitoral afirmaram que os primeiros resultados serão divulgados a partir do fim de semana ou na próxima segunda-feira (12).

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias