Sem os EUA, Tratado da Associação Transpacífico é firmado por 11 países

Publicado em 08/03/2018 - 19:46 Por Da Agência EFE - Santiago

Membros da Parceria Transpacífico (TPP11) assinaram o acordo em Santiago do Chile

Membros da Parceria Transpacífico (TPP11) assinaram o acordo em Santiago do Chile REUTERS/Rodrigo Garrido

O Tratado Integral e Progressista de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), um dos maiores acordos comerciais do mundo que abrange 498 milhões de pessoas e 13% da economia global, foi assinado nesta quinta-feira (8) em Santiago do Chile por 11 países da bacia do Oceano Pacífico. A informação é da EFE.

Os ministros de Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Japão, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã firmaram a criação do TPP11, como ficou conhecido o tratado, em cerimônia liderada pela presidente chilena, Michelle Bachelet. O TPP11 é o fruto das negociações desses 11 países depois da saída dos Estados Unidos do TPP original.

Ambicioso e moderno

"É um tratado ambicioso, moderno, com visão de futuro, e que, com criatividade, incorpora as novas temáticas do comércio internacional que exigem que os benefícios da globalização alcancem a todos", opinou Bachelet.

Ela ressaltou que o novo TPP é um pacto integral e progressista "como deve ser a agenda comercial do século XXI", e constitui uma mensagem clara de que os 11 países signatários respaldam os "mercados abertos e a revalorização do comércio".

"Não só constitui um marco para nossa política externa, mas também consolida nosso firme compromisso com a integração regional e o livre-comércio num mundo em transformação e de crescentes tendências protecionistas", acrescentou Bachelet, que no próximo domingo finaliza o seu segundo mandato.

O TPP original, assinado em fevereiro de 2016, incluía os Estados Unidos, mas a administração do presidente Donald Trump decidiu retirar o país do pacto em janeiro do ano passado. Assim, os  demais 11 países se reuniram em março de 2017, na cidade chilena de Viña del Mar, para resgatar o projeto e, em novembro, chegaram a um acordo sobre os princípios básicos do TPP11.

O novo tratado conserva a essência do TPP original, mas cerca de 20 pontos foram suspensos para proteger o equilíbrio entre os países signatários, principalmente no capítulo de Propriedade Intelectual. O acordo deverá ser agora ratificado pelos congressos de cada um dos países signatários e espera-se que entre em vigor no final deste ano.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Últimas notícias