Sem os EUA, Tratado da Associação Transpacífico é firmado por 11 países

Publicado em 08/03/2018 - 19:46 Por Da Agência EFE - Santiago

Membros da Parceria Transpacífico (TPP11) assinaram o acordo em Santiago do Chile

Membros da Parceria Transpacífico (TPP11) assinaram o acordo em Santiago do Chile REUTERS/Rodrigo Garrido

O Tratado Integral e Progressista de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), um dos maiores acordos comerciais do mundo que abrange 498 milhões de pessoas e 13% da economia global, foi assinado nesta quinta-feira (8) em Santiago do Chile por 11 países da bacia do Oceano Pacífico. A informação é da EFE.

Os ministros de Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Japão, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã firmaram a criação do TPP11, como ficou conhecido o tratado, em cerimônia liderada pela presidente chilena, Michelle Bachelet. O TPP11 é o fruto das negociações desses 11 países depois da saída dos Estados Unidos do TPP original.

Ambicioso e moderno

"É um tratado ambicioso, moderno, com visão de futuro, e que, com criatividade, incorpora as novas temáticas do comércio internacional que exigem que os benefícios da globalização alcancem a todos", opinou Bachelet.

Ela ressaltou que o novo TPP é um pacto integral e progressista "como deve ser a agenda comercial do século XXI", e constitui uma mensagem clara de que os 11 países signatários respaldam os "mercados abertos e a revalorização do comércio".

"Não só constitui um marco para nossa política externa, mas também consolida nosso firme compromisso com a integração regional e o livre-comércio num mundo em transformação e de crescentes tendências protecionistas", acrescentou Bachelet, que no próximo domingo finaliza o seu segundo mandato.

O TPP original, assinado em fevereiro de 2016, incluía os Estados Unidos, mas a administração do presidente Donald Trump decidiu retirar o país do pacto em janeiro do ano passado. Assim, os  demais 11 países se reuniram em março de 2017, na cidade chilena de Viña del Mar, para resgatar o projeto e, em novembro, chegaram a um acordo sobre os princípios básicos do TPP11.

O novo tratado conserva a essência do TPP original, mas cerca de 20 pontos foram suspensos para proteger o equilíbrio entre os países signatários, principalmente no capítulo de Propriedade Intelectual. O acordo deverá ser agora ratificado pelos congressos de cada um dos países signatários e espera-se que entre em vigor no final deste ano.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 senador Marcos Rogério (DEM-RO)
Política

Senado  ratifica o Protocolo de Nagoia no Brasil

Documento aprovado no Senado regulamenta o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade. O texto segue para promulgação.

Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.