Costa Rica: presidente eleito apresenta gabinete com maioria feminina

Publicado em 27/04/2018 - 08:02 Por Agência EFE - San José

O presidente eleito da Costa Rica, Carlos Alvarado, apresentou nessa quinta-feira (26) seu gabinete, integrado por uma histórica maioria de mulheres. A chanceler é a vice-presidente eleita, Epsy Campbell, primeira mulher a liderar o Ministério das Relações Exteriores do país. O gabinete é composto por 14 mulheres e 11 homens, o que, pela primeira vez na história do país, consolida uma maioria feminina.

Alvarado, que assumirá o cargo no dia 8 de maio, afirmou, durante evento oficial, que "foi uma tarefa árdua" formar o grupo de trabalho, "muito talentoso, paritário e multipartidário".

Governo da Costa Rica tem novo gabinete formado, em sua maioria, por mulheres
Governo da Costa Rica tem novo gabinete formado, em sua maioria, por mulheres - (Jeffrey Arguedas/Agência EFE/Direitos Reservados)

O líder eleito agradeceu aos ministros designados o sentido patriótico de levar adiante a nação, com esforço e vontade de ter um futuro melhor para os que vivem no país e para as gerações futuras.

Epsy Campbell será também a primeira mulher negra a exercer a vice-presidência de um país latino-americano. Ela é economista, ex-deputada e ativista pela igualdade de gênero e defesa dos direitos humanos, especialmente pela não discriminação.

Como ministra da Fazenda foi nomeada María del Rocío Aguilar; como ministra-coordenadora do Conselho Econômico, Edna Camacho, e como ministra do Comércio Exterior, Dyala Jimenez.

A única ministra que vem do governo de Luis Guillermo Solís, correligionário de Alvarado, é Sylvie Durán, da Cultura e Juventude.

Últimas notícias