Duplo atentado em Cabul deixa pelo menos 25 mortos; 9 são jornalistas

Publicado em 30/04/2018 - 06:36 Por Agência EFE - Cabul

O número de mortos em um duplo atentado ocorrido nesta segunda-feira (30)no centro de Cabul, capital do Afeganistão, já chega a 25 pessoas, nove delas jornalistas, enquanto 49 ficaram feridas. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico (EI).

O porta-voz da polícia local, Hashmat Stanekzai, disse à Agência EFE que um suicida detonou uma primeira bomba em sua motocicleta por volta das 8h (horário local, 0h30 em Brasília), na área de Shashdarak, no distrito policial número 9 da capital afegã.

Atentado em Cabul
Atentado em Cabul - (Omar Sobhani/Agência Reuters/Direitos Reservados)

"Confirmamos que o primeiro ataque foi um atentado suicida cometido por um agressor em uma motocicleta cheia de explosivos, nessa detonação morreram quatro civis", disse a fonte.

Mais 21 pessoas morreram em uma segunda explosão ocorrida meia hora mais tarde, quando, segundo o porta-voz da polícia, "um suicida que se disfarçou de jornalista com uma câmera na mão" explodiu uma carga de explosivos entre um grupo de civis e jornalistas que tinham ido para o local cobrir o fato.

O Comitê para a Segurança dos Jornalistas Afegãos (AJSC, em inglês) disse que entre os mortos há nove jornalistas.

Stanekzai confirmou, por outro lado, a morte de quatro policiais que estavam isolando a área quando ocorreu a segunda explosão.

O Estado Islâmico reivindicou os atentados em mensagem na rede social Telegram, assinalando que um primeiro terrorista detonou o colete explosivo no prédio da Inteligência afegã e um segundo fez o mesmo na rua para surpreender as pessoas que tinham fugido do primeiro ataque e "fazê-los em pedaços".

Últimas notícias