Suspeito dos atentados de 11 de Setembro é preso na Síria

Publicado em 19/04/2018 - 07:42 Por Agência EFE - Beirute

Um suspeito de estar envolvido nos atentados do dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, Mohammed Haydar Zammar, com nacionalidade alemã, mas de origem síria, foi detido pelas forças curdas na Síria, informou hoje (19) o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Citando fontes da liderança síria curda, explicou que Zammar está sendo investigado em um centro de detenção das forças de segurança curdas Asayish na Síria, após ter sido capturado em uma data não divulgada.

 

Na manhã de 11 de setembro de 2001, dois aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC), em Nova York
Homenagem às vítimas do 11 de Setembro (John Taggart/Lusa/Direitos Reservados)

A investigação é realizada por um comitê conjunto da Inteligência das Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, e da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

O Observatório lembrou que Zamman, que nasceu na cidade de Aleppo, na Síria, é acusado pelos EUA de envolvimento com os atentados de 2001. Acredita-se que este homem poderia ser o recrutador dos terroristas que realizaram os ataques.

Ainda segundo o Observatório o suspeito esteve detido no passado pelas forças governamentais sírias, mas foi libertado em 2013.

Além de ser membro da Al Qaeda, Zammar se uniu à organização terrorista Estado Islâmico (EI), que proclamou um califado na Síria e o Iraque em junho de 2014.

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

Hospital das Clínicas de Campinas começa testes de vacina contra covid

O Instituto Butantan deve concluir em outubro ou novembro os testes com cerca de 9 mil voluntários em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Agente penitenciário
Geral

Agentes prisionais tiveram saúde mental abalada na pandemia

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas coletou informações sobre a percepção dos profissionais sobre impactos da pandemia no trabalho, no bem-estar e nas relações com os presos.

Poupança
Economia

Captação da poupança bate recorde para meses de julho

Depósitos na caderneta superaram saques em R$ 27,14 bilhões no mês passado. Nos sete primeiros meses do ano, captação acumulada chega a R$ 111,58 bilhões.

Justiça

Órgãos assinam termo de cooperação sobre acordos de leniência

O TCU passa a participar das negociações conduzidas pela CGU, AGU e MPF na celebração de acordos de leniência com empresas acusadas de desviar recursos públicos.

Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

Diretor do Instituto Butantan defende confiabilidade de vacina chinesa

O contrato com a farmacêutica chinesa permite ao Butantã começar a produzir e envasar a Coronavac a partir de outubro deste ano, disse Dimas Covas.

João Menezes ganhou o ouro pan-americano em 2019
Esportes

Tenistas brasileiros embarcam domingo para se juntar à Missão Europa

Entre os convocados está João Menezes, ouro no Pan de Lima (Peru). Thomaz Bellucci, Beatriz Haddad Maia e Carolina Meligeni também estão de malas prontas rumo a Portugal.