Confronto entre soldados e guerrilheiros em Myanmar tem 19 mortos

Publicado em 12/05/2018 - 09:54 Por Agência EFE - Bangcoc

Pelo menos 19 pessoas morreram hoje (12) em um confronto entre o exército e o Exército Nacional de Libertação Ta'ang (TNLA, sigla em inglês), da minoria kokang, no nordeste de Myanmar, na Ásia, informaram fontes oficiais.

O porta-voz do governo, Zaw Htay, disse numa rede social que entre os mortos há um policial e 18 civis, após o conflito ocorrido no estado de Shan.

O TNLA é uma das guerrilhas étnicas que pegam em armas contra o exército, que também é confrontado por outros grupos rebeldes de Kachin, Karen ou Shan.

Uma maior autonomia é a reivindicação principal de quase todas as minorias étnicas, que juntas representam mais de 30% dos 48 milhões de habitantes do país.

Myanmar esteve governado por generais desde 1962 até 2011, quando começou uma transição tutelada pelos militares, o que culminou com as eleições de 2015, vencidas pelo movimento democrático de Aung San Suu Kyi.

O governo de Suu Kyi prometeu resolver o conflito étnico que dura décadas, mas os combates continuam e a crise se tem agravado com a perseguição da minoria rohingya no estado de Rakhine.

Últimas notícias