Conselho de Segurança se reúne amanhã após ataques a Israel

Publicado em 29/05/2018 - 20:25 Por Agência EFE - Nova York

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúne amanhã (29) à tarde, em Nova York, para discutir o lançamento de projéteis de Gaza em direção a Israel, após um pedido feito pelo governo dos Estados Unidos. As informações são da EFE.

"O Conselho de Segurança deveria estar indignado e responder a este último episódio de violência contra civis israelenses inocentes, e os líderes palestinos devem ser responsabilizados pelo que estão permitindo que aconteça em Gaza", disse a embaixadora americana, Nikki Haley, em comunicado.

Ela destacou que "os recentes ataques em Gaza são os maiores vistos desde 2014" e denunciou que "morteiros disparados por militantes palestinos atingiram infraestruturas civis, inclusive uma creche".

Segundo Israel, 28 projéteis foram lançados hoje da Faixa pela Jihad Islâmica e pelo Hamas. O Exército israelense respondeu com bombardeios de 35 posições militares dessas milícias e um túnel sob a fronteira.

A maior parte dos projéteis disparados a partir de Gaza foram interceptados pelo Sistema de Defesa Antimísseis israelense, chamado de Redoma de Ferro.

Os Estados Unidos são o principal apoio de Israel no Conselho de Segurança da ONU e se alinharam claramente com as ações do governo de Benjamin Netanyahu, desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca.

O governo americano foi o único membro do Conselho de Segurança que neste mês defendeu a resposta de Israel aos protestos na Faixa de Gaza, nos quais dezenas de palestinos morreram pelas mãos do Exército israelense.

Em resposta, os países árabes, através do Kuwait, apresentaram um projeto de resolução ao Conselho para iniciar um mecanismo de proteção internacional aos palestinos, em uma iniciativa que ainda está em discussão.

Últimas notícias