Coreia do Norte pede que EUA não enfraqueçam ambiente de diálogo

Publicado em 09/05/2018 - 07:21 Por Agência EFE - Seul

A Coreia do Norte voltou a advertir hoje (9) os Estados Unidos sobre a dureza de seu discurso e pediu ao governo de Donald Trump para não minar o ambiente de diálogo gerado antes da cúpula que presidente americano manterá em breve com o líder Kim Jong-un.

"Os Estados Unidos deveriam saber que é melhor se abster de palavras e ações que possam prejudicar o bom ambiente excepcionalmente gerado para as conversas" entre os dois líderes, diz um editorial publicado hoje pelo jornal Rodong Sinmun.

O texto acrescenta que Washington "também deveria se esforçar em mostrar atitudes sinceras e genuínas à altura das atuais circunstâncias".

No último final de semana, a agência de notícias KCNA já tinha acusado os EUA de "manipular a opinião pública" ao afirmar que a vontade de desnuclearizar expressa pelo governo de Pyongyang após sua recente reunião com Seul "é o resultado de pressão e sanções" impulsionadas pelo governo Trump.

Mike Pompeo já está em Pyongyang 

Esta nova advertência da Coreia do Norte sobre o discurso linha-dura da nova equipe de negociação dos EUA acontece no mesmo dia em que o secretário de Estado Mike Pompeo chegou a Pyongyang  para preparar a reunião.

As palavras do regime também acontecem imediatamente depois que o próprio Trump anunciou, ontem, a ruptura do acordo nuclear com o Irã, um gesto que alguns analistas acham que pode estabelecer um  precedente nada bom em relação com a cúpula com Kim, enfatizando a mencionada linha-dura.

O encontro, que será o primeiro entre líderes da Coreia do Norte e EUA, ainda não tem data e local definido.

Últimas notícias