EUA expulsam diplomatas venezuelanos e dão 48 horas para saída do país

Publicado em 24/05/2018 - 06:08 Por Agência EFE - Washington

O governo dos Estados Unidos determinou a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu 48 horas para que abandonem o país. São eles o chefe de Negócios da Venezuela em Washington, Carlos Ron Ramírez, e o vice-cônsul venezuelano em Houston (Texas).

A ordem é uma resposta, segundo o Departamento de Estado norte-americano, à decisão de terça-feira (22) da Venezuela, de expulsar o encarregado de negócios dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson, e seu segundo, Brian Naranjo, chefe da seção política da embaixada.

Tanto Ron Ramírez quanto Robinson eram representantes de mais alto nível dos dois países nas suas respectivas missões diplomáticas, já que Washington e Caracas não trocaram embaixadores por oito anos.

O presidente venezuelano reeleito, Nicolás Maduro, anunciou a expulsão dos diplomatas durante um ato em que foi proclamado reeleito, e afirmou que Robinson atuou como "conspirador" no país caribenho.

O Departamento de Estado, em comunicado, informou que "as acusações por trás da decisão do regime de Maduro são injustificadas".

Além disso, garantiu que os diplomatas expulsos por Caracas "cumpriram suas obrigações oficiais de maneira responsável" e de acordo com as normas internacionais assinadas na Convenção de Viena sobre Relações Consulares.

"Nós rejeitamos qualquer sugestão em sentido contrário", disse.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, já tinha avisado ao governo de Nicolás Maduro sobre uma resposta "recíproca" à expulsão dos dois diplomatas.

Portanto, antes da esperada expulsão de Ron Ramírez, Maduro o nomeou vice-ministro das Relações Exteriores para a América do Norte e deixou vago, por enquanto, o cargo de encarregado de negócios em Washington. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Na tarde deste sábado (8), no Estádio do Pituaçu, em Salvador, o Bahia conquistou o tricampeonato estadual
Esportes

Nos pênaltis, Bahia conquista o tricampeonato estadual

O Tricolor coloca em campo a equipe principal, sai perdendo para o Atlético de Alagoinhas, consegue o empate e conquista o campeonato estadual pelo terceiro ano seguido, algo que não ocorria desde 1988.

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos
Esportes

Palmeiras vence Corinthians nos pênaltis e é campeão paulista

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Rio de Janeiro confirma 178 mil casos e 14 mil mortes da covid-19

Números da secretaria estadual de Saúde mostram que a capital fluminense lidera o número de casos, com 74.403 pessoas infectadas. São Gonçalo (9.295) e Niterói (9.290) aparecem em seguida

Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participa da 34ª Reunião do Conselho de Governo
Saúde

Pazuello lamenta mortes por covid- 19 e destaca tratamento precoce

“Não se trata de números, planilhas ou estatísticas, mas de vidas perdidas que afetam famílias, amigos e atingem o entorno do convívio social”, disse o ministro interino da Saúde.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Brasil registra mais de 100 mil mortes por covid-19

Dos 3.012.412 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país, 2.094.293 (69,5%), mais da metade, são de recuperados. O balanço aponta ainda que o número de pessoas em acompanhamento é de 817.642 (21,1%).

Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de Saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.