Evo Morales usa redes sociais para criticar OEA

Publicado em 01/05/2018 - 10:04 Por Renata Giraldi* – Repórter da Agência Brasil - Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, utilizou as redes sociais para criticar a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o atual secretário-geral entidade, o uruguaio Luis Almagro. Na sua conta no Twitter, Morales disse que a OEA e Almagro atuam contra os processos de paz, integração e unidade da região e em favor daqueles que rejeitam a autonomia e a soberania de nações latino-americanas.

"Denunciamos Almagro e OEA que converteram a organização multilateral, que era destinada a promover a paz, a democracia e instrumento de integração, como algo para facilitar o intervencionismo e golpe yankee contra países soberanos e anti-imperialistas", disse o boliviano nas redes sociais.

A OEA foi fundada em 1948, com a assinatura, em Bogotá, Colômbia. A Organização foi criada com o objetivo de manter a paz e justiça,  promover solidariedade, intensificar a colaboração entre os Estados-membros e defender a soberania, a integridade territorial e a independência.

Com 35 integrantes (países) das Américas, a OEA constitui um dos principais fóruns políticos, jurídicos e sociais do hemisfério. Com o estatuto de observadores independentes, 69 países também fazem parte da entidade, assim como a União Europeia.

Internamente, a OEA vive um momento de divisões intensas. O grupo liderado pela Bolívia e Venezuela está de um lado, enquanto Brasil, Argentina e Uruguai ocupam posição oposta. As divergências são geradas por questões ideológicas e políticas.   

*Com informações da ABI, Agência Boliviana de Informações (agência pública de notícias)

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias