Guatemala repete Estados Unidos e abre embaixada em Jerusalém

Publicado em 16/05/2018 - 07:27 Por Agência EFE - JERUSALÉM

A embaixada da Guatemala em Jerusalém foi inaugurada hoje (16) com presença do presidente Jimmy Morales e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, dois dias após a polêmica implantação da representação diplomática americana na capital israelense.

"Bem-vindo ao lar, Embaixada da Guatemala", disse o prefeito da cidade, Nir Barkat, se referindo ao país da América Central que abriu sua legação diplomática em Jerusalém, onde tinha permanecido até 1980, ano em que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas ordenou aos estados-membros da ONU que ainda não haviam retirado suas embaixadas para fazê-lo.

As muralhas da Cidade Velha de Jerusalém foram iluminadas ontem à noite com projeções das bandeiras da Guatemala, Estados Unidos e Israel, e o texto: "Obrigado, presidente Jimmy Morales Cabrera".

O prefeito Barkat agradeceu a "decisão corajosa" de inaugurar a embaixada e pediu para que outros países se unam aos Estados Unidos e Guatemala: "Façam o correto e tragam suas embaixadas para Jerusalém, nossa eterna capital", declarou.

Últimas notícias