Seul e Washington seguirão trabalhando para cúpula entre Kim e Trump

Publicado em 16/05/2018 - 06:39 Por Agência EFE - Seul

O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, e o secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Mike Pompeo, conversaram hoje (16), por telefone, sobre a continuidade dos trabalhos para que ocorra a cúpula entre os presidentes norte-coreano, Kim Jong-un, e norte-americano, Donald Trump, depois que Pyongyang ameaçou cancelar a reunião.

Os dois "concordaram em manter uma estreita cooperação entre a Coreia do Sul e os EUA, para conseguir a desnuclearização completa e o estabelecimento da paz na Península Coreana por meio de uma bem-sucedida cúpula entre Washington e Pyongyang", informa comunicado do Ministério das Relações Exteriores sul-coreano.

Kim Jong-un e Donald Trump
Kim Jong-un e Donald Trump - Reuters/Direitos Reservados

A conversa ocorreu depois que a Coreia do Norte disse que está reconsiderando a possibilidade de seguir adiante com a cúpula, devido às propostas colocadas de Washington para que Pyongyang desmantele seu programa nuclear, ao estilo da Líbia.

Pompeo insistiu que, apesar da mensagem do regime norte-coreano, Washington siga com os preparativos para a cúpula entre os líderes dos países, prevista para o dia 12 de junho, em Cingapura, acrescenta o texto do ministério sul-coreano.

Por sua vez, Kang afirmou que o governo do seu país está decidido a implementar a declaração que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, assinaram no último dia 27 de abril, se comprometendo a obter a paz e a "desnuclearização total" da península.

Ele também explicou a Pompeo que Seul pediu ao Norte a retomada, o mais rápido possível, do diálogo intercoreano.

A mensagem de Pyongyang chegou horas depois que foi cancelada uma reunião de alto nível com Seul, prevista para hoje (16).

O regime argumentou que as manobras aéreas realizadas pela Coreia do Sul e os Estados Unidos são um teste para invadir seu território e colocam em perigo a cúpula entre Kim e Trump.

Os comunicados de Pyongyang de hoje supõem um grande balde de água fria, após meses de progressos para melhorar as relações entre a Coreia do Norte e a comunidade internacional, além de tentar buscar uma solução para a questão nuclear na península. 

Últimas notícias