Trump diz que contatos com a Coreia do Norte foram restabelecidos

Publicado em 25/05/2018 - 12:32 Por Da Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (15) que o governo americano retomou os contatos com a Coreia do Norte após várias tentativas fracassas de diálogo para preparar a cúpula de 12 de junho com Kim Jong-un, cancelada pelo republicano ontem.

"Estamos conversando com eles agora. Foi um comunicado muito bom o que eles publicaram. Vamos ver o que ocorre", disse Trump a jornalistas antes de partir em viagem no helicóptero presidencial.

"Poderia inclusive ser no dia 12. Temos muito interesse em realizar a cúpula", sugeriu Trump ao deixar a Casa Branca.

Ao ser questionado se Kim estava fazendo um jogo estratégico nas negociações para que o encontro inédito aconteça, Trump respondeu que todos agem dessa forma.

"Vocês sabem muito bem disso", afirmou.

O presidente celebrou que os contatos com a Coreia do Norte tenham sido restabelecido após várias tentativas fracassadas de dialogar com Kim para preparar a cúpula do dia 12.

Pouco antes das declarações aos jornalistas, Trump tinha elogiado no Twitter a Coreia do Norte pelo comunicado publicado em resposta à decisão americana de cancelar o encontro entre os dois líderes.

Na nota, o regime de Kim disse estar aberto a retomar o diálogo em "qualquer momento", uma postura que parece ter relaxado o recente clima de tensão entre as partes.

Ontem, Trump anunciou o cancelamento da cúpula após uma série de "hostilidades" da Coreia do Norte, que incluíram insultos de Pyongyang ao vice-presidente americano, Mike Pence. EFE

Últimas notícias