Venezuela libertou presos políticos com medidas restritivas, diz ONG

Publicado em 25/05/2018 - 19:32 Por Agência EFE - Caracas

As autoridades da Venezuela libertaram nesta sexta-feira (25), com medidas restritivas, 14 cidadãos considerados "presos políticos". Eles fazem parte de uma lista de 20 pessoas que tiveram a libertação anunciada ontem (24), informou a organização não governamental (ONG) Foro Penal Venezolano, que pediu liberdade para todos os opositores encarcerados.

A advogada Laura Valbuena, e integrante da ONG, deu a informação sobre a libertação dos presos em mensagem no Twitter, mas não os identificou. Ela explicou que eles foram liberados com medidas restritivas, como a proibição de comparecer a manifestações públicas.

Na terça-feira passada, a Foro Penal Venezolano informou que os tribunais do país emitiram ordens de libertação para ao menos 20 detidos, consideradas "presos políticos" pela oposição, após pedido do presidente Nicolás Maduro de outorgar benefícios processuais aos opositores detidos.

O diretor da Foro Penal Venezolano, Alfredo Romero, explicou hoje, em entrevista coletiva, que essas 20 pessoas tinham sido detidas em abril por participação em protestos que tinham a ver com os problemas de abastecimento de energia no país.

"[Os presos libertados] não são de manifestações de 2014, nem de manifestações de 2017. São manifestantes de causas sociais que passaram a ser considerados presos políticos precisamente porque o objetivo é intimidar, evitar que protestem", acrescentou Romero, que também denunciou que, enquanto é anunciada a libertação de alguns, outros estão sendo detidos – ontem, houve duas detenções.

O vice-presidente da ONG, Gonzalo Himiob, por sua vez, pediu ao governo venezuelano que estenda os benefícios de libertação com medidas "amplas" a todos os opositores presos.

"Até hoje, não conseguimos determinar o conteúdo completo, o alcance, os destinatários e os critérios que estão sendo utilizados para decidir quem será favorecido com esses gestos do poder", destacou Himiob.

Além disso, o vice-presidente da ONG pediu "cuidado" com as conversas para a libertação de opositores, pois, segundo ele, "cada vez que o senhor (ex-chefe de governo espanhol José Luis) Rodríguez Zapatero se envolve em conversas sobre presos políticos na Venezuela, é verdade que se obtém a libertação de alguns poucos, mas, paralelamente, muitos outros são encarcerados".

Rodríguez Zapatero esteve na semana passada na Venezuela e conseguiu a libertação de 11 diretores do banco Banesco, segundo informação dada pela própria entidade financeira.

De acordo com um levantamento da Foro Penal Venezolano, 368 detentos são considerados "presos políticos", um número que cairá para 348 se realmente forem libertados os 20 anunciados ontem.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias