Combates no Sul da Síria forçam deslocamento de 20 mil crianças

Publicado em 27/06/2018 - 08:17 Por Agência EFE - Cairo

Pelo menos 20 mil crianças tiveram que deixar suas casas por causa dos combates, na última semana, na província síria de Deraa, no Sul do país, informou nesta quarta-feira (27) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A diretora executiva do Unicef, Henrietta H. Fore, pediu respeito ao princípio fundamental da proteção de civis e prioridade à segurança das crianças e seu bem-estar.

"As crianças e suas famílias necessitam de comida, higiene, remédios e proteção. É preciso permitir aos que fogem chegar a refúgios longe das imagens e sons da guerra", disse a representante do Unicef em comunicado.

Os recentes ataques também causaram a morte de quatro crianças, deixaram vários menores feridos e danificaram infraestruturas civis, incluindo um hospital, "em violação das leis humanitárias internacionais", acrescentou a nota.

A Organização das Nações Unidas informou ontem que pelo menos 45 mil pessoas fugiram da ofensiva em Deraa para zonas próximas à fronteira com a Jordânia, que as autoridades de Amã fecharam desde 2016.

O governo jordaniano advertiu que manterá fechada sua fronteira e não receberá mais refugiados.

Últimas notícias