Coreias farão reuniões de famílias separadas pela guerra

Publicado em 22/06/2018 - 09:41 Por Agência EFE - Seul

As coreias do Sul e do Norte fecharam acordo nesta sexta-feira (22) para realizar, entre os dias 20 e 26 de agosto, reuniões de famílias separadas pela guerra (1950-1953) há mais de 65 anos, dentro da política com a aproximação entre os dois países nos últimos meses.

As reuniões incluirão 100 famílias e ocorrerão em um hotel do Monte Kumgang, no litoral sudeste norte-coreano, que já sediou antes encontros como esse, informou a agência sul-coreana Yonhap.

A decisão foi tomada pelas delegações da Cruz Vermelha das duas Coreias, em reunião hoje no mesmo hotel.

A delegação sul-coreana foi liderada pelo diretor da Cruz Vermelha, Park Kyung-seo, enquanto à frente da equipe do Norte estava o vice-presidente do comitê encarregado de relações intercoreanas, Pak Yong-il.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, acertaram, em reunião no dia 27 de abril, promover em meados de agosto um encontro de famílias separadas.

Nessa reunião histórica, vista como grande incentivo para a posterior reunião que Kim teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os dois líderes coreanos se comprometeram a reforçar laços e a trabalhar para a "total desnuclearização da península ".

Esta será a primeira reunião de famílias desde outubro de 2015 e mais uma mostra da atual aproximação entre Seul e Pyongyang.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.