Navios-patrulha da Líbia interceptam 270 imigrantes no Mediterrâneo

Publicado em 30/06/2018 - 14:27 Por Agência EFE - Trípoli

Navios-patrulha da Líbia interceptaram neste sábado (30), em águas do Mar Mediterrâneo, 270 pessoas que tentavam chegar à Europa em uma embarcação precária que zarpou das praias do país norte-africano, informou à Agência EFE o porta-voz da guarda costeira local, o general de brigada Ayoub Qasim.

Segundo o oficial, a embarcação foi detectada a cerca de 15 milhas do litoral da cidade da Al Hamis, a leste da capital Trípoli, e nela viajavam 80 mulheres e 11 crianças.

"Quase todos procediam de países da África Subsaariana e do Chifre da África, mas também havia asiáticos. Todos foram levados a uma base naval próxima de Trípoli, de onde serão transferidos para centros de acolhimento", detalhou Ayoub.

A notícia da interceptação veio à tona horas depois que as próprias autoridades líbias anunciaram que cerca de 100 pessoas tinham desaparecido na noite de quinta-feira (28), na região de Qarabuli, depois que o bote com o qual tentavam alcançar o litoral europeu pegou fogo e naufragou.

De acordo com Ayoub, o naufrágio aconteceu a 25 milhas náuticas da cidade de Qarabuli, local de partida da embarcação, aparentemente por causa de uma falha mecânica no motor.

"No bote navegavam aproximadamente 120 pessoas, a maioria de nacionalidade subsaariana, mas também marroquinos e iemenitas. Até o momento, foram recuperados os corpos de três bebês", detalhou o porta-voz da Guarda Costeira líbia.

"Mais 16 pessoas foram resgatadas com vida, todas elas homens jovens que foram transferidos para um centro de detenção na região de Al Hamdiya", a cerca de 25 quilômetros a leste de Trípoli, onde estão sendo tratados por diversos ferimentos, acrescentou.

Além dos bebês citados, havia na embarcação na embarcação precária mais dois e três crianças menores de 12 anos, além de 12 mulheres, informou a fontecom base no relato dos resgatados.

As praias que se estendem entre Trípoli e a fronteira com a Tunísia se transformaram, nos últimos dois anos, no principal reduto das máfias que traficam seres humanos, apesar da presença de navios-patrulha europeus.

Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 171.635 imigrantes irregulares conseguiram chegar à Europa, por meio do Mediterrâneo, em 2017, enquanto 3.116 desapareceram no mar.

A OIM, que integra a Organização das Nações Unidas, informou que, ao longo deste ano, mais 16.394 pessoas conseguiram atravessar o Mediterrâneo pela chamada "rota central", que parte da Líbia, e 635 morreram afogadas.

Esta semana, navios-patrulha da Líbia interceptaram cerca de 1.200 imigrantes em frente ao litoral oeste do país.

Últimas notícias