Vulcão de Fogo continua com explosões na Guatemala

Publicado em 22/06/2018 - 13:33 Por Agência EFE - Cidade da Guatemala

O Vulcão de Fogo, a 50 quilômetros a oeste da capital da Guatemala, está com explosões moderadas e constantes avalanches, depois da potente erupção do dia 3 deste mês, que deixou 112 mortos, quase 200 desaparecidos e 1,7 milhão de afetados.

Segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), o vulcão, que fica entre os departamentos [estados] de Sacatepéquez, Chimaltenango e Escuintla, registra até cinco explosões moderadas por hora.

No seu boletim, o órgão científico explica que o monte lança colunas de cinza a 4.900 metros acima do nível do mar, o que se dispersa até 16 quilômetros para oeste.

O Insivumeh detalhou que, pelos flancos sudeste, oeste e sul são observados constantes avalanches de blocos que removem cinzas no seu deslocamento.

O Insivumeh informou que é reportada a queda de finas partículas de cinza nas comunidades de Panimaché, Morelia, Sangre de Cristo e Palo Verde.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.