Atentado suicida deixa 19 mortos no Leste do Afeganistão

Publicado em 01/07/2018 - 16:11 Por Da Agência EFE - Afeganistão

Pelo menos 19 pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas neste domingo (1º)  em um ataque suicida na cidade de Jalalabad, no Leste do Afeganistão, coincidindo com a visita do presidente do país, Ashraf Gani. A informação é da Agência EFEl.

Um dos suicidas detonou os explosivos que carregava junto ao corpo em uma área central da cidade por volta das 16h locais (8h30 em Brasília), conforme informou o porta-voz do governador da província de Nangarhar, da qual Jalalabad é a capital, Attaullah Khogiania.

Todas as vítimas mortais e os feridos são civis, segundo Khogiania. Ele acrescentou que vários veículos pegaram fogo na região por causa da força da explosão.

O porta-voz de saúde da província, Enamullah Miakhil, detalhou que dez das vítimas pertenciam às minorias hindu e sikh.

O incidente ocorreu no mesmo dia em que Gani se encontrava em Jalalabad durante uma visita oficial, na qual participou da inauguração da pedra fundamental de um hospital e reiterou sua oferta de dialogar com os talibãs "onde eles quiserem", segundo a rede de televisão afegã "Tolo News".

Em 16 de junho, último dia do cessar-fogo decretado pelos talibãs, pelo menos 18 pessoas morreram e outras 49 ficaram feridas em um atentado suicida perto do Palácio do Governador no centro de Jalalabad.

No dia anterior, um atentado suicida ocorrido a cerca de 15 quilômetros de Jalalabad e cuja autoria foi reivindicada pelo grupo jihadista Estado Islâmico deixou 25 mortos e 54 feridos no lugar onde estavam reunidos um grupo de talibãs e civis para celebrar a trégua.

Nangarhar é considerado o bastião do Estado Islâmico desde a sua irrupção no país em 2015.

O Afeganistão vive um de seus períodos mais violentos após o término da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 2015, que só continua no país realizando tarefas de treinamento e capacitação das forças afegãs.

Últimas notícias