Começa julgamento na cidade chinesa que reivindica devolução de múmia

Publicado em 27/07/2018 - 07:52 Por Agência EFE - China

 

 

 

 

Um tribunal do sudeste da China iniciou, depois de três anos, o julgamento envolvendo uma cidade que reivindica a um colecionador holandês a devolução de uma estátua de Buda, que contém em seu interior a múmia de um monge que viveu há mil anos.

A informação é da agência oficial "Xinhua".

O Tribunal Popular de Sanming (província de Fujian), que em dezembro de 2015 aceitou levar o caso a julgamento, que começou ontem com uma sessão de três horas, onde foram apresentadas provas e os dois lados defenderam seus argumentos.

Os moradores da cidade de Yangchun, onde uma preciosa figura de Buda do século XI, que continha em seu interior a múmia de um monge da dinastia Song (séculos X-XIII) foi roubada em 1995 e, reivindicam a estátua que, segundo eles,  está com o colecionador holandês Oscar van Overeem.

Após duas décadas com seu paradeiro desconhecido, há quatro anos os moradores de Yangchun identificaram sua relíquia roubada em uma exposição sobre múmias de todo o mundo, no Museu de História Natural de Budapeste, capital da Hungria, que teve contribuição de Van Overeem.

A principal questão no julgamento é determinar se essa peça mostrada em 2014 é a mesma que foi roubava 19 anos antes.

Van Overeem, que adquiriu o Buda em 1996, aceitou inicialmente devolver a peça, mas desacordos nas negociações levaram as duas partes para os tribunais tanto na China quanto na Holanda.

Aparentemente, o colecionador holandês solicitou o pagamento de uma quantia de dinheiro que os moradores da cidade se negaram a pagar e também exigia que a relíquia fosse guardada e exibida longe de seu templo original.

Acredita-se que o monge mumificado seja Zhanggong Zushi, um médico que se converteu ao budismo com pouco mais de 20 anos e morreu aos 37, sendo embalsamado pouco depois de falecer na cidade de Yangchun, onde durante séculos foi venerado.

O templo, local de onde a estátua foi roubada, ainda conserva e exibe um chapéu e roupas com as quais a figura venerada era adornada. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Na tarde deste sábado (8), no Estádio do Pituaçu, em Salvador, o Bahia conquistou o tricampeonato estadual
Esportes

Nos pênaltis, Bahia conquista o tricampeonato estadual

O Tricolor coloca em campo a equipe principal, sai perdendo para o Atlético de Alagoinhas, consegue o empate e conquista o campeonato estadual pelo terceiro ano seguido, algo que não ocorria desde 1988.

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos
Esportes

Palmeiras vence Corinthians nos pênaltis e é campeão paulista

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos.

Profissional prepara amostra para realizar exame de covid-19.
Saúde

Rio de Janeiro confirma 178 mil casos e 14 mil mortes da covid-19

Números da secretaria estadual de Saúde mostram que a capital fluminense lidera o número de casos, com 74.403 pessoas infectadas. São Gonçalo (9.295) e Niterói (9.290) aparecem em seguida

Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participa da 34ª Reunião do Conselho de Governo
Saúde

Pazuello lamenta mortes por covid- 19 e destaca tratamento precoce

“Não se trata de números, planilhas ou estatísticas, mas de vidas perdidas que afetam famílias, amigos e atingem o entorno do convívio social”, disse o ministro interino da Saúde.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Brasil registra mais de 100 mil mortes por covid-19

Dos 3.012.412 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país, 2.094.293 (69,5%), mais da metade, são de recuperados. O balanço aponta ainda que o número de pessoas em acompanhamento é de 817.642 (21,1%).

Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de Saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.