ONG pede à Espanha porto para desembarque de sobrevivente e mortos

Publicado em 18/07/2018 - 09:00 Por Da Agência EFE - Roma

A organização não governamental (ONG) espanhola Proativa Open Arms pediu às autoridades espanholas um porto para desembarcar a sobrevivente e os corpos de uma mulher e uma criança encontrados no centro do Mediterrâneo, por considerar que Itália e Líbia não sejam países seguros.

O veleiro Astral está no porto de Catânia, na Sicília (Itália). O fundador da Proativa Open Arms, Oscar Camps, afirmou que a sobrevivente e os corpos estão a bordo.

Depois das declarações do ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, que o resgate de ontem era "falso", considerou-se que nem a Itália "era um porto seguro para proteger essa mulher", disse Camps.

"A Itália não é um porto seguro, nem para nossa ONG, nem para a pessoa que resgatamos. Somos obrigados a proteger esta senhora das pressões que possa receber", disse Camps.

O fundador da ONG acrescentou que as declarações persistentes de Salvini que deportará para Líbia as pessoas que cheguem ao país, faz com que a Itália não seja um "país seguro".

Ele ressaltou que "isto é um crime", "é ilegal" e que a Itália está descumprindo as convenções assinadas, desde a Declaração dos Direitos Humanos até todas as convenções do mar.

"Por todos estes motivos, decidimos direcionar nossos navios para as costas da Espanha", comunicou a ONG em uma nota.

Salvini chamou ontem de "mentira" a denúncia da organização humanitária, que alertou que a guarda costeira da Líbia abandonou no Mediterrâneo os corpos de uma criança e de uma mulher e outra imigrante.

A sobrevivente, que se chama Josefa e vem de Camarões se recupera da grave hipotermia que sofria e vai melhorando, depois de passar 48 horas no mar agarrada a uma tábua de madeira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Teste rápido de COVID-19
Saúde

Estado do Rio registra quase 179 mil casos de covid-19

A capital lidera o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (74.421 casos). Em seguida vem Niterói (9.380) e São Gonçalo (9.298), ambas na Região Metropolitana.  

 


 

VITÓRIA ATLÉTICO MINEIRO E EMPATE DO SANTOS
Esportes

Flamengo perde para o Atlético mineiro no Maracanã

 

Na segunda rodada, o Atlético recebe o Corinthians em jogo previsto para  quinta-feira (13). Já o Flamengo enfrenta um dia antes (12), o Atlético Goianiense.

 

Manifestantes carregam bandeiras nacionais durante um protesto contra o governo no centro de Beirute, Líbano, em 20 de outubro de 2019
Internacional

Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas foram para a Praça do Parlamento e para a Praça dos Mártires Os manifestantes tentaram entrar em uma área isolada e invadiram os escritórios de ministérios.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

Brasil registra 3 milhões de casos de covid-19 e 101 mil mortes

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início da noite deste domingo (9). Nas últimas 24 horas, o país registrou 23.010 novos casos e 572 mortes. 

Esportes

STJD aceita pedido do Goiás e partida contra o São Paulo é adiada

Cancelamento ocorreu 10 minutos antes do jogo começar. É que 10 jogadores testaram positivo para o novo coronavírus, sendo 8 titulares. Partida ainda não tem nova data.

 

O filme Yover, produzido por Edison Sanchez e Miguel Zanguña Billalva, será exibido na Mostra Ecofalante
Geral

Mostra traz filmes de 24 países sobre questões ambientais e sociais

O 9 º Festival Ecofalante vai de 12 de agosto a 20 de setembro. Terá sessões online por causa da pandemia. Os filmes ficam disponíveis por períodos que variam de 24 horas a dez dias.