Tropas afegãs resgatam 58 prisioneiros de prisão dos talibãs

Publicado em 17/07/2018 - 10:48 Por Da Agência EFE - Cabul

As Forças Especiais afegãs resgataram 58 prisioneiros, entre os quais havia civis e membros das forças de segurança, de uma prisão dos talibãs na província de Helmand, no sul do país, informou nesta terça-feira (17) uma fonte oficial.

A batida noturna, durante a qual foram detidos quatro talibãs, aconteceu em uma prisão situada no distrito de Musaqala, indicou em comunicado o porta-voz do Corpo de Forças Especiais do Exército, Abdul Qayum Nuristani.

"Os 58 prisioneiros presos pelos talibãs nesta prisão foram libertados e postos a salvo", afirmou Nuristani.

Segundo detalhou o porta-voz, entre os libertados, além de civis, há 15 policiais e quatro soldados, e alguns deles estavam sob custódia dos talibãs há vários anos.

Os resgatados foram transferidos a um acampamento militar e desde lá voltarão aos seus lares, concluiu o porta-voz.

As forças de segurança afegãs realizaram durante os últimos meses operações similares em prisões insurgentes, a última delas de relevância no final de maio, também em Helmand, onde libertaram 105 civis, entre eles duas crianças.

O final da missão de combate da Organização do Tratado do Atlântico Norte no Afeganistão no começo de 2015 supôs um aumento do controle territorial dos talibãs em várias zonas do país, especialmente em províncias como Helmand.

De acordo com informação divulgadas no final do ano passado pelo Inspetor Especial Geral para a Reconstrução do Afeganistão do Congresso dos Estados Unidos, o Executivo afegão tem controle de cerca de 56% do país, os talibãs dominam 11% e o resto é território em disputa.

Últimas notícias