Trump vai propor fim das tarifas entre EUA e UE

Publicado em 25/07/2018 - 10:18 Por Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que apresentará ao presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, uma proposta para revogar as tarifas comerciais entre seu país e a União Europeia.

O presidente da CE declarou que não pretende levar nenhuma ideia concreta para o encontro negociação.

A imposição de tarifas pelo governo de Trump tem provocado reações em vários países não só da Europa mas também da Ásia.

Além dos impostos já em vigor sobre o aço e alumínio produzidos na Europa, agora os EUA ameaçam impor tarifas de 20% sobre as importações de automóveis do bloco europeu.

Trump disse que tem dúvidas sobre a concretização das suas propostas de negociação.

Porém, estranhamente, apesar de ter imposto várias tariffas ao continente europeu, acredita que se "os EUA e a UE suprimirem todas as tarifas, restrições e subsídios, o acordo poderá ser chamado de comércio livre e justo". 

Juncker está em Washington acompanhado pela comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, para tentar diminuir as tensões diplomáticas entre a UE e o governo de Trump.

Trump destacou, na manhã de hoje, que a imposição de tarifas é uma estratégia eficaz e que os países afetados pela medida agora disputam para ir a Washington para negociar novos acordos.

"Os países que nos trataram injustamente em comércio durante anos estão vindo a Washington para negociar. Isso deveria ter acontecido há anos, mas, como diz a frase, melhor tarde do que nunca", disse o presidente.

Últimas notícias