Brasil apoia processo de paz na Colômbia, diz chanceler brasileiro

Em reunião em Bogotá, Aloysio Nunes reiterou disposição

Publicado em 08/08/2018 - 11:12 Por Agência Brasil - Brasília

Após participar da cerimônia de posse do novo presidente da Colômbia, Iván Duque, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, conversou com a vice-presidente eleita Marta Lucía Ramírez Blanco, o chanceler Carlos Holmes Trujillo e o ministro do Comércio Exterior, José Manuel Retrespo. Na reunião, Aloysio Nunes afirmou que o Brasil tem disposição em contribuir com o processo de paz na Colômbia.

O Brasil é "país garante" nas negociações com o Exército da Libertação Nacional (ELN), ou seja, é uma das nações negociadoras, coopera com a Colômbia nas áreas de desminagem e agricultura familiar.

Cooperação

O chanceler brasileiro também conversou com as autoridades brasileiras sobre parcerias nas áreas de agricultura, defesa e segurança, além de promover o desenvolvimento nas  áreas de fronteira e intensificar o intercâmbio comercial.

Os investimentos brasileiros na Colômbia dobraram nos últimos quatro anos. O país é o segundo destino prioritário para a internacionalização de empresas brasileiras de pequeno e médio porte, segundo estudo da Apex-Brasil, depois dos Estados Unidos.

Brasil e Colômbia são respectivamente a primeira e a terceira maiores economias sul-americanas, e passam por um momento de crescimento econômico-comercial, com elevação de 25% na corrente de comércio entre 2016 e 2017.

Imigrantes

No encontro em Bogotá, o chanceler brasileiro também conversou com as autoridades colombianas sobre a situação dos venezuelanos que procuram refúgio no Brasil e demais países vizinhos. Aloysio Nunes reiterou que o governo brasileiro apoia os imigrantes que chegam ao território brasileiro.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias