China nega renovação de visto a jornalista e colegas protestam

Publicado em 22/08/2018 - 11:13 Por Agência EFE - Pequim

O Clube de Correspondentes Estrangeiros na China (FCCC) protestou, hoje, contra o governo chinês por impedir uma repórter do portal "Buzzfeed", Megha Rajagopalan, de renovar seu visto de jornalista no país., Ela será obrigada a deixar a China.

O FCCC tenta esclarecer com o Ministério das Relações Exteriores da China a razão da negação do visto. 

Megha publicou uma série de informações nos últimos meses sobre o uso de avançadas tecnologias de vigilância para aumentar a repressão em Xinjiang (região do noroeste da China com grande presença de minorias muçulmanas), pelas quais recebeu vários prêmios jornalísticos internacionais.

O caso lembra o da jornalista francesa Ursula Gauthier, obrigada a deixar a China no final de 2015, após criticar as políticas chinesas em Xinjiang.

Em 2012, o governo chinês também não renovou o visto da correspondente da "Al Jazeera" Melissa Chan, que tinha escrito uma reportagem sobre os campos de reeducação chineses.

Megha escreveu em sua conta no Twitter que continuará trabalhando com o "Buzzfeed" no Oriente Médio e que seguirá com sua investigação sobre as relações entre repressão estatal e as altas tecnologias.

"Embora já não possa fazê-lo dentro da China nunca mais, não deixarei de informar e denunciar a vigilância estatal, a repressão e o encarceramento de milhões de minorias étnicas muçulmanas em Xinjiang", declarou a jornalista.

Últimas notícias