Opositores de Maduro confirmam convocação de greve para amanhã

Publicado em 20/08/2018 - 06:04 Por Agência EFE - Caracas

O líder opositor venezuelano Andrés Velásquez confirmou nesse domingo (19) a greve convocada para amanhã (21) pelos partidos Causa Radical, Primeiro Justiça e Vontade Popular, para protestar contra as medidas econômicas anunciadas pelo presidente Nicolás Maduro.

"Estamos falando de uma greve por tempo definido, na terça-feira. É O primeiro passo de uma agenda de luta que certamente vai ter outras interrupções", disse Valásquez.

Em entrevista coletiva, ele explicou que a convocação também visa a unificar a "luta do povo na sua base e dar uma direção política ao protesto" porque não há gás, água, transporte, remédios nem alimentos.

"As medidas anunciadas na última sexta-feira não são nenhum plano de recuperação econômica para o país. Pelo contrário, o que representa para o povo venezuelano é mais fome, mais ruína, pobreza, mais sofrimento, dor, mais inflação", comentou.

O dirigente considerou uma "piada" Maduro ter decretado feriado nesta segunda-feira, quando entra em vigor a reconversão monetária com a qual serão eliminados cinco zeros da moeda e o bolívar passará a ter o sobrenome "soberano".

Velásquez disse que os partidos opositores trabalham para reunir mais organizações na "agenda de luta", e que a coalizão Frente Ampla Venezuela Livre - que agrupa diferentes organizações - avalia se atenderá ao chamado de terça-feira.

Além da reconversão monetária que entrará em vigor, Maduro anunciou na sexta-feira um aumento do salário mínimo dos trabalhadores em até 35 vezes. O presidente também informou que entregará à Assembleia Nacional Constituinte um projeto para reformar várias leis e estabelecer novo sistema tributário.

Últimas notícias