Tribunal Supremo confirma vitória de al-Sadr nas eleições do Iraque

Publicado em 19/08/2018 - 15:22 Por Agência EFE - Bagdá

O Tribunal Supremo do Iraque confirmou hoje (19) os resultados das eleições parlamentares de maio, após a realização de uma apuração manual dos votos, e decretou a vitória da coalizão apadrinhada pelo clérigo xiita Moqtada al-Sadr, Sairun ("Marchamos", em árabe).

O porta-voz do tribunal, Iyas al Samuk, disse, em comunicado, que, depois de verificar os resultados e as objeções, foi decidido validar o pleito após "um consenso" entre os magistrados.

Começou a ser realizada em julho uma apuração manual das cédulas de voto em todas províncias do país que tiveram denúncias de fraude eleitoral.

No dia 6 de agosto, a Comissão Eleitoral Suprema anunciou o fim do processo, que foi ordenado pelo parlamento iraquiano em todo o país, mas o Conselho de Juízes, criado para supervisionar o procedimento, recomendou fazê-lo apenas nos centros de votação com queixas.

A comissão divulgou dia 9 deste mês os resultados eleitorais finais após a apuração de votos, que não apresentam diferenças substanciais em relação aos preliminares, anunciados nos dias posteriores ao pleito.

Segundo esses resultados, Sairun, integrada também pelo Partido Comunista iraquiano, é a coalizão ganhadora, com 54 cadeiras.

Em segundo lugar, ficou Al Fattouh (A Conquista), aliança liderada por Hadi al Amiri, secretário-geral da Organização Badr - milícia xiita apoiada pelo Irã e que participou da luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico junto ao Exército iraquiano -, que obteve 48 cadeiras.

A coalizão Al Nasr (A Vitória) do atual primeiro-ministro, Haidar al Abadi, conseguiu 42 assentos.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.