Americanos vão desocupar casas para fugir do furacão Florence

Publicado em 11/09/2018 - 08:22 Por Agência EFE - Washington

O governador da Carolina do Sul, o republicano Henry McMaster, ordenou a evacuação obrigatória da região litorânea do estado por conta da chegada do furacão Florence, que segue hoje (11) rumo à costa leste dos Estados Unidos.

Os habitantes de oito condados localizados ao longo do litoral começarão a ser evacuados a partir do meio-dia desta terça-feira. Segundo o governador, serão disponibilizados acessos por estrada para permitir a saída. A desocupação deve afetar mais de um milhão de pessoas. Elas serão obrigadas a deixar o litoral.

"Sabemos que a ordem de evacuação que estou emitindo será inconveniente, mas não brincaremos com a vida do povo da Carolina do Sul", comentou McMaster.

As repartições públicas e escolas também fecharão em 26 condados no sul do estado, e alguns colégios poderão ser utilizados como refúgios.

O governador da Virgínia, Ralph Northam, ordenou a evacuação de 245 mil pessoas que vivem em áreas do estado consideradas com risco de inundação. Elas deverão deixar suas casas ainda hoje, dois dias antes da chegada do furacão à região.

"Faço o anúncio agora para que moradores, famílias, escolas e empresas tenham tempo de se preparar", disse Notham.

Estado de emergência

A Carolina do Norte já começou a evacuar os cidadãos que manifestaram interesse na mudança, embora ainda não tenha emitido nenhuma ordem obrigatória imediata. O governador de Maryland também declarou o estado de emergência diante da chegada do ciclone.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou aos cidadãos para que sigam as orientações das autoridades pelo Twitter.

"As tempestades no Atlântico são muito perigosas. Incentivamos qualquer pessoa no caminho dessas tempestades a se preparar e a prestar atenção nas advertências. O governo federal está supervisionando de perto e pronto para ajudar. Estamos com vocês", alertou o presidente.

"Minha equipe acaba de me informar que esta é uma das piores tempestades que castigará a costa leste em muitos anos. Além disso, parece que atingirá diretamente Carolina do Norte, Carolina do Sul e Virgínia. Estejam preparados, tenham cuidado e fiquem seguros", afirmou Trump em outra mensagem na rede social.

O furacão Florence se transformou nesta segunda-feira em um furacão de categoria 4, de um máximo de 5, ao apresentar ventos máximos sustentados a 195 quilômetros por hora enquanto se aproxima da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, no litoral sudeste dos Estados Unidos.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.