Atentado durante passeata em Cabul mata duas pessoas e fere nove

Publicado em 09/09/2018 - 10:34 Por Agência EFE - Cabul

Pelo menos duas pessoas morreram e outras nove ficaram feridas hoje (9) em Cabul, capital do Afeganistão, quando um homem em uma motocicleta detonou explosivos que levava contra um comboio de seguidores do guerrilheiro afegão Ahmad Shah Massoud, do qual lembravam o 17º aniversário de sua morte.

O atentado aconteceu na praça de Taimani, no noroeste da capital afegã, quando um agressor suicida "explodiu a bomba que levava perto do comboio de seguidores do herói nacional Massoud", afirmou à Agência EFE o porta-voz do Ministério de Interior afegão, Najib Danish.

No atentado, morreram duas pessoas que faziam parte do comboio e outros nove seguidores ficaram feridos, afirmou o porta-voz da Polícia de Cabul, Hashmat Stanikzai.

As pessoas lembravam os 17 anos do assassinato do conhecido líder ocorrido na província nordeste de Takhar apenas dois dias antes dos atentados contra as Torres Gêmeas em Nova York.

Ahmad Shah Massoud iniciou sua luta durante a resistência dos Mujahidin afegãos contra os soviéticos, que tiveram neste autêntico especialista seu mais duro adversário, mas a figura do lendário comandante começou a cair nas graças dos afegãos por sua participação no Governo do país durante a década de 90.

Massoud foi assassinado por dois supostos jornalistas de origem árabe que explodiram uma carga escondida em uma câmera falsa, uma ação que foi relacionada à Al Qaeda, embora não haja provas definitivas desse vínculo.

Após a queda do regime talibã dois meses depois de sua morte, Massoud foi elevado ao altar dos heróis afegãos pelos novos governantes, em grande parte procedente da Aliança do Norte, liderada pelo militar.

Últimas notícias